Como usar Calendário do Windows Vista

5 min de leitura
Imagem de: Como usar Calendário do Windows Vista

No mundo de hoje, as pessoas estão cada vez mais atarefadas e administrar bem o seu tempo é algo praticamente essencial para que se possa fazer tudo o que é necessário ou desejado.

Desta forma, uma boa agenda se torna indispensável. Contudo, nem todos têm o hábito de escrever em agendas e tampouco o de lembrar-se de lê-las diariamente. Para isso, existe a ferramenta Calendário do Windows Vista.

O Baixaki irá lhe ensinar agora, estimado usuário, a como usar este ótimo recurso presente na última versão do sistema operacional da Microsoft, que é repleta de recursos e com certeza será útil na melhor organização do seu tempo. Vamos lá!

ADICIONANDO TAREFAS E COMPROMISSOS

Com certeza a primeira coisa que você precisa saber como fazer no Calendário do Windows Vista é criar uma nova tarefa ou um novo compromisso. Na tela do Calendário, você possui à sua esquerda uma seção chamada Data, através da qual poderá navegar por todos os meses do ano.

Calendário do Windows Vista

Nesta seção, selecione o dia e o mês exato em que se iniciará a sua tarefa. Note que quando o dia for selecionado, ele aparecerá no topo da janela e então você pode adicionar uma nova tarefa clicando no botão Nova Tarefa, na barra de ferramentas.

Tarefas são projetos longos, em que você informa o período em que ela se desenvolverá e também poderá se planejar melhor para que tudo ocorra dentro do seu planejamento. Você pode ainda definir um nível de prioridade e programar o Calendário para lhe dar um aviso sobre o prazo final de entrega de sua tarefa.

Detalhes de sua tarefa

Para adicionar um novo compromisso então dando um duplo clique diretamente sobre a hora do dia em que ele se realizará, como no vídeo abaixo:

Clique no botão "Play" e aguarde carregar o vídeo demonstrativo do Calendário do Windows Vista.

Ao adicionar um compromisso, você pode indicar também o momento em que ele se encerra. Desta forma, você pode adicionar em seu calendário eventos que duram por horas ou até mesmo dias. Isso facilita muito sua organização, pois assim não correrá o risco de marcar dentista bem naquela semana em que você tinha um seminário para ir.

Informações sobre o compromisso

Caso você tenha algum compromisso que irá ocupar todo o seu dia, marque a opção Compromisso o dia todo e então não será preciso informar a data de encerramento daquela tarefa.

Recorrência

Além disso, você pode definir também a recorrência das tarefas, ou seja, a periodicidade com que elas ocorrem e devem ser apontadas em seu calendário.

Recorrência

Lembrete

Uma vantagem deste aplicativo é o fato de que você não precisa acessá-lo diariamente para lembrar-se de suas tarefas. É possível programá-lo para que ele mesmo lhe alerte. Para isso, indique o período de antecedência com que isso deve ser feito em Lembrete.

Lembrete

Participantes

Este aplicativo do Windows permite ainda que você convide outras pessoas para participarem de seu calendário. Isso é feito através do acesso à sua lista de contatos, em que você pode adicionar outras pessoas, cadastrar seus e-mails e então lhes enviar convites para participarem de seu calendário/evento.

Participantes

CRIANDO UM NOVO CALENDÁRIO

Para melhor organizar seus eventos, você pode criar diversos calendários diferentes. Por exemplo, você pode criar um somente com eventos acadêmicos e profissionais, outro com jogos do seu time, outro com os aniversários de seus amigos e familiares, etc.

Novo Calendário

Isso também é muito fácil, apenas clique em com o botão direito do mouse na seção Calendários e então selecione a opção Novo Calendário. Dê um nome para esta sua nova agenda e então defina a cor em que serão apresentados os seus eventos, para diferenciá-los dos demais em uma visão geral do calendário.

Altere a cor do seu novo calendário

CRIANDO UM NOVO GRUPO

Para melhor organizar seus calendários, você pode criar diversos grupos diferentes. Assim, você pode criar, por exemplo, um grupo chamado Profissional, onde constarão todos os calendários relacionados à sua atividade profissional e outro chamado Lazer, onde estarão presentes os calendários que marcam suas atividades pessoais. Para criar grupos, clique com o botão direito do mouse na seção Calendários e então selecione Novo Grupo.

Calendários divididos em grupos

MODOS DE EXIBIÇÃO

Depois de cadastrar os seus compromissos em seu Calendário do Windows Vista, você poderá visualizá-los de diversas maneiras. Na barra de ferramentas pode-se encontrar um botão chamado Exibir. Clique sobre ele para que ele se abra em formato de cascata e então selecione o modo que deseja exibir: dia, semana ou mês.

Modos de exibição

Esta opção é bastante interessante para se ter uma visão geral de sua semana ou mês, para refrescar sua memória sobre tudo o que você tem para fazer naqueles dias e não ser pego de surpresa mesmo com os seus lembretes.

Modo de exibição mês

PUBLICANDO

Outro recurso interessante do Calendário do Windows Vista é o que lhe permitirá publicar seus calendários, tornando-o acessível a qualquer outro usuário. Isto é bastante comum e você poderá encontrar facilmente na internet pessoas que fizeram isso com algum calendário que tenham criado e que tenha uma certa utilidade pública.

Contudo, para publicar na internet será necessário conhecer e ter acesso a algum servidor. Clique com o botão direito do mouse sobre o calendário a ser publicado e então selecione a opção Publicar.

Publicar

Porém, esta ferramenta também pode ser útil internamente, dentro de uma empresa, por exemplo, onde um calendário pode ser armazenado em qualquer computador que esteja em rede com todos os demais e então é só divulgar o endereço do armazenamento para que outras pessoas acessem.

Calendário publicado internamente

Depois de publicado, você ainda pode realizar diversas alterações no calendário. Caso tenha marcado a opção para atualização automática, sempre que alterá-lo ele será automaticamente atualizado para os demais usuários que têm acesso a ele.

Clicando com o botão direito do mouse sobre um calendário publicado, você poderá interromper a publicação, enviá-la por e-mail e copiar seu endereço para a área de transferência entre outras coisas.

Altere a publicação de seu calendário/tarefa/evento

ENVIANDO POR E-MAIL

O Calendário do Windows Vista permite ainda que você envie por e-mail seus eventos e calendários, compartilhando-os assim com algumas pessoas em específico. Contudo, para isso é necessário que você crie um perfil na opção Email do Painel de Controle. Depois disso, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Enviar por Email.


Esperamos que este guia de uso possa lhes ajudar na utilização deste recurso do Windows Vista. Um abraço desde a redação do Baixaki e até o próximo guia. Sejam felizes.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.