Nova ortografia do português estreia no Baixaki

4 min de leitura
Imagem de: Nova ortografia do português estreia no Baixaki

Demorou, mas o acordo ortográfico de 1990 foi assinado pelos países participantes e entrou em vigor no primeiro dia de 2009. Vários dos grandes veículos de comunicação já adotaram a nova ortografia e o Baixaki não poderia ficar de fora. Por isso, anunciamos que hoje, 2 de fevereiro de 2009, o maior site de downloads do Brasil começa oficialmente a publicar todo o seu conteúdo já nos conformes das novas regras da escrita do português.

É interessante deixar claro que nem todo o conteúdo do site mudará de uma só vez, pois somente os textos novos já serão publicados com a nova escrita. Os itens mais antigos serão adaptados à medida que atualizarmos nossa base.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para que ninguém fique de fora das mudanças e já escreva adequadamente, o Baixaki reuniu algumas ferramentas que já temos publicadas em nosso banco de dados. Lembre-se de que as mudanças ortográficas não são facultativas, ou seja, todos devem aderir a elas, pois já é lei. Foi instituído um período de adaptação até o ano de 2012, então temos um bom tempo para nos adequarmos. Por isso, não fique com medo de estar escrevendo errado, pois até o final do prazo, as duas maneiras de escrever são válidas.

DicionárioO ideal é que não se deixe para adotar a nova ortografia no final do prazo, pois o período de adaptação serve justamente para que até o final dele, todos já estejamos dominando a escrita. A título de exemplo, palavras como “ambigüidade” não fazem mais parte da língua portuguesa, pois, com as novas regras, o sinal gráfico “trema” não será mais usado nesse caso, alterando a grafia para “ambiguidade”.

Atrasados? Talvez.

OfficeAté meados de Janeiro deste ano, a Microsoft não havia divulgado a data de lançamento do pacote de atualização para o Office, com as adaptações do dicionário para a nova ortográfica. O que se sabia é que até o ano de 2012 (prazo máximo estipulado pelo Governo Federal) a Microsoft lançaria uma correção. Entretanto, temos uma notícia não confirmada de que a empresa anunciou no dia 15/01 que liberará atualizações gratuitas para o Office no segundo semestre de 2009.

É esperar para ver, mas se esse é realmente o plano da Microsoft, os usuários do pacote de escritório mais popular do mundo poderão ficar tranquilos, pois não terão que esperar 3 anos para que o Office não sublinhe mais em vermelho as palavras certas.

Aprenda sem complicação

É lógico que o ideal é que todos os falantes da língua portuguesa aprendam e se habituem a escrever de acordo com as novas regras. Já existem várias apostilas e documentos na internet, que explicam as mudanças de forma prática e descomplicada. Uma delas é o Guia Prático da Nova Ortografia, desenvolvido pelo Michaelis e disponível gratuitamente para download no Baixaki. Vale a pena baixar e manter o guia sempre à mão para consultas.

Apostila

Open Source

BrOfficeUsuários de pacotes de escritório de código aberto, como o BrOffice, já tem à disposição um corretor ortográfico adaptado para a nova ortografia. Trata-se do VERO, um corretor que pode ser facilmente instalado para complementar o dicionário do programa. Entretanto, assim como qualquer outro software da categoria, o VERO não corrige 100% das palavras da nova regra. Ele ainda tem alguns problemas com palavras hifenizadas, mas isso será consertado gradualmente.

Blogueiros e companhia

Usuários de serviços de internet como blogs e fóruns não costumam utilizar um programa adicional para escrever, já que tais serviços já dispõem de áreas para digitação e alguns até têm corretores ortográficos embutidos. Entretanto, vai demorar um pouco para que todos os serviços se adaptem às novas regras, já que muitos deles são estrangeiros.

Se você usa o Firefox como seu navegador padrão, pode instalar o complemento VERO para Mozilla Firefox. Assim, você terá integrado ao navegador um dicionário atualizado já com as regras em vigor a partir de 2009. Clique aqui ou role a tela até o final do artigo para entrar na página de download desse complemento.

VERO para Firefox

Vale lembrar que, se você utiliza mais o “internetês” para escrever, não existe ainda um dicionário adaptado para entender palavras como “vc”, “blz”, “flw”, “upar”, “dae”, “kd”, etc., então não se revolte se o corretor ortográfico insistir em sublinhá-las.

Ferramenta provisória

Ferramenta paleativaTalvez o próprio desenvolvedor da ferramenta não saiba, mas o criador do Conversor Ortográfico Online é o responsável por salvar a vida de muitos usuários que ainda não sabem a nova regra ou simplesmente não tem outra opção. Basta você entrar na página, digitar ou copiar seu texto para a caixa e clicar em enviar, para que o conversor altere tudo o que precisar se adequar à nova regra.

O serviço ainda é experimental e só corrige palavras em minúsculo, mas nos testes do Baixaki tudo foi corrigido com sucesso. Portanto, enquanto estivermos no período de adaptação, sem muitos programas prontos para as mudanças, o Conversor Online é uma alternativa.

Convidamos você, usuário do Baixaki, a compartilhar conosco todo tipo de ferramenta que você puder encontrar para facilitar a adaptação e utilização das novas regras. Se sua sugestão for boa, você poderá vê-la publicada no Baixaki!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.