Tira-Dúvidas: Vídeos são a vítima da vez

3 min de leitura
Imagem de: Tira-Dúvidas: Vídeos são a vítima da vez

E aí pessoal. Devido ao enorme sucesso da seção tira-dúvidas, nós estamos de volta com várias novas perguntas (com suas respostas, é claro) que foram feitas diretamente pelos usuários até a redação do Baixaki.

E hoje as dúvidas são especificamente sobre vídeos, incluindo formatos de codificações, gravação em DVDs, problemas de execução e qualidade de imagem.

Agora, dê uma olhada nas perguntas e nas respostas:


1. Diferença entre formatos de video

Os tipos de formatos de vídeo."Queria saber quais as diferenças de imagens de videos?MPG;MPEG E AVI?
Daniel Y. Nishimura"


R: Olá Daniel. Na verdade a diferença não é especificamente na imagem, e sim na codificação que foi usada para o vídeo. O AVI pode ser bruto ou ter diferentes codificações, como DivX. Tudo depende do Codec. Assim, um AVI bruto, que não tem codificação alguma, com certeza vai ter qualidade de imagem melhor que o DivX — mas seu tamanho será enorme.

Já o MPEG tem vários formatos: MPEG1, MPEG2 e MPEG4. O MPEG1 é o tipo de vídeo utilizado para criação de VCDs (Video CDs), mas sua qualidade é baixa. Já o MPEG2 é usado em DVDs e tem a qualidade muito melhor (mas com tamanho maior). O MPEG4 surgiu na época que a internet se popularizou pelo mundo, com a intenção de permitir que vídeos com a qualidade próxima ao MPEG2 tivessem um tamanho de arquivo próximo ao MPEG1. Um abraço Daniel, continue participando!

2. Gravando os vídeos em DVD

Gravação de DVDs."Olá,estou tentando gravar meus vídeos, mas,não posso assisti-los no meu aparelho de dvd/tv.talvez porque não uso o conversor corretamente,nunca fiz conversão.tenho o NERO OEM,REAL PLAYER,MEDIA PLAYER e baixei alguns conversores como o ANY,será que podem me ajudar,obrigado!

Silvio Adolar Sellfeld"


R: Olá Silvio. Você pode tentar utilizar um programa gravador de DVDs mesmo. O Nero, por exemplo, já tem a função para gravação de vídeos em DVDs. Basta abrir o Nero Express e selecionar a opção criar DVD de vídeos.

Uma opção semelhante ao Nero e que traz uma diversidade de opções para criação até de menus no DVD é o Ashampoo Burning Studio. Caso contrário, é possível optar também pelo programa Free DVD Creator, que converte os vídeos para gravá-los no DVD.

Espero que pelo menos uma dessas três opções funcione, Silvio. Um abraço!

3. Problema com codecs

"Olá,
Preciso de ajuda.
Tento rodar vídeos em meu computador em vários programas, Windows Media Player, Real Player, Divx player e sai somente o som. Porém no youtube, eu consigo ver os vídeos normalmente.
Os tipos de formatos de vídeo.Podem me ajudar.

Heleno L. Seganfredo"

R: Heleno, provavelmente o seu problema é decorrente dos codecs em seu computador. Se você tem algum pacote instalado, tente desinstalá-lo e, depois, baixe um pacote novo, como o K-Lite Mega Codec Pack.

Depois de instalar o pacote, tente utilizar o Media Player Classic para assistir os seus vídeos. Normalmente ele vem junto com o pacote de codecs. Caso contrário, você pode optar pelo Media Player Classic HomeCinema.

Heleno, espero que a solução funcione. Um abraço!

4. Melhoria de imagens nos videos

"olá baixaki ,pego muitos videos da internet com o ares e a qualidade dos videos ás vezes são um pouco á desejar , então minha dúvida é a seguinte: se eu usar um programa conversor de video, ele melhora a qualidade da imagem ou simplesmente converte o video para outros formatos ? Se houver um programa que melhora a qualidade das imagens , me indiquem , por favor.obrigado. Everton Alves"

Qualidade de imagem nos vídeos.

R: Olá. Infelizmente não existe maneira de melhorar a qualidade de um vídeo que já está ruim. A perda da qualidade ocorre quando o vídeo é comprimido. Logo, se você converter o formato, a imagem ou ficará a mesma ou simplesmente piorará.

Mas, mesmo que seja algo muito difícil de acontecer, talvez o seu player de vídeo esteja deixando as imagens piores. Você pode tentar algum outro, como o Media Player Classic. Um abraço Everton!


É isso aí galera, por hoje é só. Espero que quem tinha dúvidas possa considerá-las 100% respondidas e que quem não tinha tenha aprendido coisas novas. Se você tiver mais dúvidas sobre vídeos ou qualquer assunto relacionado à informática e tecnologia, basta mandá-las para o endereço logo abaixo.

Enviem perguntas!

Assim que pudermos responderemos a sua dúvida aqui no Baixaki, junto com várias outras dos usuários. Participem, e até a próxima!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.