Tira-Dúvidas: a dúvida apareceu? O Baixaki respondeu!

4 min de leitura
Imagem de: Tira-Dúvidas: a dúvida apareceu? O Baixaki respondeu!

O Tira-Dúvidas está de volta! Desta vez as perguntas recebidas em nosso e-mail contemplam temas como PCs que ficam desligando sozinhos, desinstalação de programas que não podem ser removidos da maneira tradicional, problemas com o desempenho do hardware e se pastas vazias são ou não prejudiciais ao computador. Vamos lá?

PC e modem trabalhando mais devagar que o normal


“Meu pc foi comprado a pouco tempo e, não sei porque, ele esta muito lento, e o hd carrega sem parar.Outra coisa também  é meu modem wireless de 11mbps trabalhar com uma taxa de trânsferencia de 600 bytes a 7 kb (ele trabalha usando 0,70% de sua potencia), isso é normal?Se não for, peço uma ajuda de como aumentar o desempenho.Agradeço a todos!!!!!!!!!
Wellington Amaral”


Wellington, fica difícil dar orientações adequadas sem informações completas! Mas vamos lá. Quanto ao seu PC, vários fatores podem incidir nessa queda de desempenho: quantidade insuficiente de memória RAM, pouco espaço livre no HD, excesso de programas rodando em plano de fundo e/ou iniciando junto com o sistema operacional, entre outros. Lembre-se: quanto mais aplicativos sendo executados simultaneamente, mais dados serão lidos e, por conseqüência, seu HD será mais exigido. É recomendável deixar um espaço livre no seu HD que seja pelo menos o dobro da quantidade de memória RAM, para facilitar as tarefas que se valem da memória virtual.
Em relação ao modem, vamos deixar uma coisa bem clara: sua taxa de transferência sempre vai depender da velocidade da sua conexão. De nada adianta ter um modem que suporte 100 Mbps se sua conexão for de apenas 300 Kbps. De qualquer forma, seguem duas dicas bem básicas para ajudar a melhorar o desempenho: 1) mantenha os drivers das suas placas (de rede, wireless etc.) sempre atualizados; e 2) evite deixar muitas barreiras entre seu PC e o modem wireless, pois elas atrapalham a qualidade do sinal (e podem causar reduções na velocidade da conexão, por menores que sejam). Esperamos ter sido úteis!

Computador desligando sozinho

“Olá Equipe Baixaki!!
O meu computador de vez em quando, desliga sozinho. Isso pode ser vírus???
Obrigado,
Cláudio B.Lobo Leite”


Sim, Cláudio. Pode ser vírus, mas também pode não ser. Para descobrir se sua máquina está infectada ou não, a melhor solução é rastrear seu disco rígido com um bom antivírus – tal como Avast! ou Avira. Também é interessante executar o CCleaner e o HijackThis, ferramentas de manutenção que identificam erros e malwares que passam batidos por alguns antivírus. Caso o problema persista, seu PC pode estar com superaquecimento: recomendamos ler o artigo Mantenha a temperatura do seu PC sob controle. Obrigado pela atenção!

“E aí equipe do Baixaki, eu quero saber pq o meu computador reseta sozinho sempre q eu estou navegando na internet. Depois de meia hora ou menos ele desliga e liga de novo, e isso só acontece qnd eu uso o Internet Explorer, pq qnd eu uso o Chrome ou Firefox não tem problema. Ele nunca fica ligado mais de meia hora com o IE aberto. Isso pode ser um vírus q só afeta o IE?
Obrigado.
Felipe Marcon”


Olá, Felipe! Pode ser, sim, um vírus que só afeta o Internet Explorer. Há diversos malwares que se instalam em programas específicos. No seu caso, recomendamos tomar os mesmos procedimentos indicados na resposta acima. Mas há um porém: o IE tem várias falhas de segurança, corrigidas periodicamente com as atualizações automáticas do Windows; se seu sistema operacional não for original, você perde o direito a essas atualizações (e, conseqüentemente, compromete sua máquina). Caso seu navegador não tenha a atualização de segurança mais recente, ele e seu PC estão sob risco. Mas se quiser uma solução mais prática, migre de vez para Chrome ou Firefox! Esperamos ter ajudado.

Identificar e remover programas, usando ferramentas alheias ao Windows

“Gostaria de saber se existe algum programa, de preferência gratuito, que vasculhe todos programas que eu tenho na minha máquina, pois o Windows às vezes não identifica todos, e que desinstale programas que o Windows não consegue.
Existe aqueles programas chatos, que às vezes instalamos e não conseguimos tirar da nossa máquina por nada, da maneira convencional pelo Windows, e às vezes nem aparecem na lista de programas instalados do windows no ?Adicionar e Remover Programas?.
Atenciosamente,
Wallace Thomas”


Pois é, Wallace. O Windows realmente tem esses empecilhos. Uma boa solução para a remoção de programas é o uso do já mencionado CCleaner, que, além de listar o que está instalado no seu HD (com a opção de desinstalar), ainda remove a entrada no registro desses programas – dessa forma ele realmente limpa todos os vestígios. Quanto a listar tudo o que há no PC, o Belarc Advisor é uma opção interessante: exibe detalhes (como versões) e, de quebra, também faz uma análise do hardware. A propósito, já resolveu seus problemas com exclusão e quarentena de vírus? Obrigado pela fidelidade!

Pastas vazias

“Olá equipe Baixaki,
Eu tenho algumas perguntas que gostaria que vocês me respondessem. É sobre um assunto que tem em qualquer computador, as pastas vazias. Elas ocupam espaço no disco rígido? Podem causar lentidão no sistema? Atrapalha quando se escaneia o PC contra vírus ou o desfragmenta? Durante a busca de um arquivo no HD pode causar demora? Excluí-las é aconselhável, desaconselhável ou não faz diferença?
Luciano Beltrão”


Muito bem perguntado, Luciano. Essa realmente é uma dúvida que assola a maioria dos usuários. O que acontece é o seguinte: as pastas vazias de fato não ocupam espaço algum no disco rígido; por outro lado, seu PC precisa manter controle sobre todos os arquivos e pastas. Dessa forma há um dispêndio (por menor que ele seja) de recursos e processamento, prejudicando sim as tarefas rotineiras (como as buscas). Excluir as pastas vazias é, portanto, aconselhável. Agradecemos pela pergunta pertinente!



Lembramos a todos que o Baixaki continua aberto a todas as suas perguntas! Se tiver alguma dúvida e não conseguir solucioná-la, basta enviar um e-mail para

Tira-Dúvidas

que teremos o maior prazer em ajudar. Críticas, sugestões e comentários complementares são sempre bem-vindos! Mais uma vez, nosso MUITO OBRIGADO pela preferência. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.