Guia de uso: Dicionário Google

3 min de leitura
Imagem de: Guia de uso: Dicionário Google

Quando estamos em dúvida sobre a grafia correta de alguma palavra, quer ela seja em português, inglês, alemão ou até mesmo mandarim procuraríamos em um só lugar? Há alguns anos, não. Contudo, já é possível encontrar uma “Torre de Babel” virtual e ela se chama Google Dictionary ou, para os brasileiros, Dicionário do Google.

Um pouquinho de história

Para quem não conhece, a Torre de Babel pertence a uma história bíblica que remonta os primórdios da raça humana. A torre, construída por homens, pretendia ser tão grandiosa a ponto de tocar as nuvens e o céu. Diante destas condições, Deus entendeu que esta idéia seria muito pretensiosa e confundiu os homens trocando seus idiomas para que nunca mais eles se entendessem e espalhou-os pelo mundo. Esta seria uma explicação da Bíblia para a existência de vários idiomas.

Entendendo outras línguas


Com esta ferramenta é possível fazer diversas traduções e com a mais recente complementação do Google, agora também é possível ouvir como se pronuncia algumas palavras em inglês. Para começar a fazer uso deste dicionário, acesse o endereço http://www.google.com/dictionary. Feito isso, selecione no menu suspenso da direita qual é o idioma que você deseja fazer suas consultas e na caixa de texto, digite a palavra e clique em “Pesquisar dicionário”.


Ao fazer isso, você terá uma série de resultados contendo significados e sinônimos da palavra pesquisada. Note que se você procurou em um dicionário “português>>inglês”, ou qualquer idioma para o inglês, verá um ícone como este . Ao clicar neste ícone você poderá ouvir qual é a pronúncia correta desta palavra, além de acompanhar os seus fonemas no alfabeto fonético.
 
Traduções básicas em poucos segundos

O Dicionário do Google também é muito usado na tradução de frases maiores e até mesmo textos, em alguns casos. Para fazer uso deste recurso, você pode proceder de duas maneiras. A primeira delas e acessar o site do Google, www.google.com.br e clicar em “Ferramentas de idiomas” ao lado do campo de texto para busca. 

Nesta tela, você encontra várias opções para traduções. A primeira a estar listada é a tradução de páginas da internet através do próprio mecanismo de busca do Google. Ali, você digita a palavra e seleciona os idiomas, primeiro a sua língua nativa e em segundo o idioma no qual você sabe que a página está. O Google apresentará os resultados traduzidos no seu idioma.



A segunda opção de idiomas diz respeito à tradução de frases inteiras e até parágrafos. É muito simples, basta copiar o trecho desejado e colar na caixa de texto. Em seguida, selecione o idioma no qual este trecho está e para qual idioma você deseja traduzi-lo. Quando terminar, clique em “Traduzir”. O seu texto traduzido aparecerá no lado direito da tela.



Esta ferramenta é bastante útil para traduzir músicas, textos de blogs e até mesmo trechos de pesquisas. Contudo esta tradução se baseia na sugestão de usuários, portanto pode ser um pouco duvidosa e alguns verbos poderão estar com a conjugação errada. A terceira opção é a tradução de páginas via URL. Assim como as outras ferramentas anteriores, é muito fácil usar. Copie o endereço do site desejado e cole na caixa destinada a ele. Em seguida, selecione o idioma original do site e em seguida o idioma para o qual você quer traduzi-lo.




O Google mostrará o site no idioma em que você escolheu. O aviso sobre a qualidade da tradução também é válida para este método, afinal o banco de dados utilizado para as traduções é composto por sugestões de outras pessoas e nem sempre estão 100% corretas, por isso, procure gramáticas do idioma desejado para que a sua tradução fique a mais precisa possível. Dadas estas informações, mãos à obra e procure os significados e traduções de seus textos nesta Babel da Google.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.