Entenda a tecnologia Siri do novo iPhone 4S

4 min de leitura
Imagem de: Entenda a tecnologia Siri do novo iPhone 4S

Seu desejo é uma ordem. Com essa frase, a Apple apresentou ao mundo, no último dia 04 de outubro, uma das principais novidades introduzidas na versão mais recente do seu smartphone campeão de vendas. O iPhone 4S contará com um recurso chamado Siri, capaz de interpretar os comando de voz do usuário.

Embora os aplicativos que reconhecem comandos de voz não sejam exatamente uma novidade (no Baixaki você encontra diversos deles), o grande diferencial do Siri está não só na possibilidade de o software responder a uma ação sua, mas também entendê-la e apresentar ao usuário a melhor alternativa possível dentro de um contexto.

Muito mais do que um simples facilitador de acesso a funções, o Siri promete transformar o seu iPhone em um verdadeiro assistente pessoal, modificando de uma vez por todas a maneira como os usuários interagem com o aparelho. Mas como essa transformação será possível? Entenda como funciona a tecnologia do Siri.

Fala que eu te escuto

(Fonte da imagem: Apple)

O Siri não é exatamente uma novidade e a tecnologia já estava disponível na App Store em forma de aplicativo. A ferramenta, entretanto, chamou a atenção da empresa da Maçã que, recentemente, adquiriu a companhia desenvolvedora e decidiu incluir o serviço na última versão seu smartphone.

Você já deve ter conhecido programas que efetuam alguma ação a partir de um comando de voz. O próprio iPhone sempre dispôs de aplicativos do gênero. A novidade aqui está na maneira como ele interpreta e responde aos seus comandos. Ilustrar uma situação hipotética é a melhor forma de compreender como o Siri funciona.

Suponha que você está com fome e deseja encontrar um local para comer hambúrgueres. Basta falar para o seu iPhone “eu gostaria de comer um hambúrguer” para que o aparelho identifique que você está pensando em comida e retorne uma lista com opções de lugares onde você possa encontrar sua refeição.

Se logo em seguida você mudar de ideia e decidir comer tacos, basta dizer ao iPhone: “e que tal tacos?”. Percebendo que sua pesquisa anterior tinha relação com comida, o Siri presume que os tacos a que você se refere não são os instrumentos para jogar baseball, mas sim a comida mexicana e, com isso, retorna para o usuário a lista de lugares disponíveis.

Olha, sem as mãos!

Além de ser eficiente nas buscas, O Siri deve funcionar para os usuários como um verdadeiro assistente pessoal. Imagine que você está no trânsito e lembra-se de que precisa anotar um recado de uma tarefa que deve ser feita ao longo do dia.

Basta mencionar para o iPhone “preciso ir ao supermercado à noite”. O sistema do Siri entende que essa não é uma ação prática a ser feita e o comentário se assemelha mais a um lembrete. Assim, imediatamente, ele transforma o seu comando de voz um texto e cria um recado a partir de sua solicitação.

O vídeo oficial da Apple sobre o recurso mostra um executivo correndo e “conversando” com o aparelho enquanto faz os seus exercícios, sem utilizar as mãos. Com o passar do tempo, o aplicativo se torna mais inteligente e, conhecendo o seu perfil, direciona os seus comentários para as possíveis tarefas que você deseja realizar, ampliando a eficiência do software.

Idiomas e limitações

(Fonte da imagem: Apple)

Embora o Siri tenha tudo para conquistar o coração dos usuários, a ferramenta ainda deve demorar um pouco mais para cair no gosto dos brasileiros. Isso deve acontecer por duas razões em especial. A primeira delas é que ainda não há data definida para a chegada do iPhone 4S no Brasil.

Nas lojas norte-americanas, o iPhone 4S já poderá ser adquirido a partir desta sexta-feira (14). Segundo especialistas do setor, é provável que o aparelho dê as caras por aqui antes do final do ano, mas ainda não há uma confirmação oficial por parte da Apple.

Outro empecilho é a questão do idioma. Inicialmente, o Siri será capaz de reconhecer comandos de voz em inglês, francês e alemão. Ainda não há previsão de disponibilidade do recurso em outros idiomas, o que só deve ocorrer caso a ferramenta se mostre bem sucedida. Ou seja, se esse é um dos itens que você estava levando em consideração para trocar o seu smartphone, é melhor pensar duas vezes antes de adquiri-lo.

Embora o Siri seja uma atualização de software, que será possível graças ao iOS 5, o recurso estará disponível apenas para os usuários do iPhone 4S. Os proprietários de iPhone 4 e iPhone 3GS, mesmo atualizando o sistema operacional, não poderão dispor da nova ferramenta.

Único no mercado?

Apesar de ainda nem ter chegado aos usuários, o Siri já é, sem dúvida, o sistema do gênero mais conhecido. Entretanto, ele não é o único disponível. Um concorrente em potencial pode ofuscar o brilho do aplicativo em longo prazo. Trata-se do Trulyhandsfree, criado pela empresa Sensory Inc.

Além de proporcionar funções similares ao que o Siri é capaz de oferecer, o aplicativo conta como diferencial fato de compreender os comandos do usuário mesmo em locais barulhentos. Outro ponto positivo é o fato de que ele está sempre ativo, ao contrário do Siri, que precisa ser ativado manualmente pelo usuário.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.