Como desligar o PC a partir da Área de Trabalho

1 min de leitura
Imagem de: Como desligar o PC a partir da Área de Trabalho

Desligar e reiniciar o PC no Windows Vista pode ser uma tarefa estressante para alguns usuários, pois alguns botões do sistema parecem enganar o usuário porque não executam o comando esperado. Um exemplo é o botão do Windows Vista que todos pensamos que é para desligar, mas que na verdade coloca o sistema em modo de espera. Neste tutorial ensinaremos como criar um atalho em sua área de trabalho, para que você, com um simples clique duplo, desligue ou reinicie seu PC.

*A dica funciona tanto para o Windows XP, quanto para o Vista.

Para desligar o PC

1. Clique com o botão direito do mouse sobre qualquer área livre do seu desktop, aponte para “novo” e clique em “atalho”.

Criando o atalho.

2. Na janela que se abre, digite “shutdown –s –t 5” (sem as aspas) e clique em avançar.

Linha de comando.

O comando “shutdown” é um aplicativo residente do Windows, responsável pelo desligamento do sistema. A letra “s” dá o comando para que o sistema seja desativado e a letra “t” define quanto tempo o sistema deverá aguardar até desligar. No nosso caso, definimos o tempo para 5, que corresponde a 5 segundos. Se você quiser, pode definir esse valor para 0, fazendo com que o Windows feche todos os aplicativos e se encerre imediatamente após o comando.

3. A próxima tela serve para que você defina um nome para o seu atalho. Escreva algo que faça você ter certeza do que o comando faz. “Desligar” é o texto indicado para evitar acidentes.

Nome do atalho.

4. Quando você clicar em concluir, seu atalho será criado na área de trabalho.

Confira os dois ícones criados.

*Para criar um atalho que reinicia o PC rapidamente, repita todos os passos alterando a linha de comando para “shutdown –r –t 5”. Perceba que o comando “r” é a diferença entre o anterior (s = shutdown; r = restart).

Pronto! Agora você tem dois atalhos na sua área de trabalho, que facilitarão o desligamento ou reinício do sistema.

ATENÇÃO: este comando força o fechamento de todos os aplicativos abertos e desliga ou reinicia o Windows. Portanto, lembre-se de salvar seu trabalho e utilize os atalhos com cuidado. Não se assuste com a mensagem de desligamento que aparecerá. Ela é perfeitamente normal.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.