9 motivos por que você vai querer um tablet com Windows 8

4 min de leitura
Imagem de: 9 motivos por que você vai querer um tablet com Windows 8

Durante o anúncio oficial do Windows 8, a Microsoft entregou diversos tablets com a versão pré-Beta do sistema para desenvolvedores realizarem alguns testes como usuários finais do produto. Depois de 72 horas com os aparelhos, diversas reviews começaram a sair na internet, dando as primeiras impressões do desempenho do SO em um tablet.

O Tecmundo reuniu 9 características que o Windows 8 apresenta (mesmo na versão para computadores) que fazem com que o sistema seja ideal para dispositivos portáteis. Confira abaixo os motivos pelos quais você pode querer um tablet com o novo SO da Microsoft.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Acessiblidade

    Quem já usou o Windows 8 em um PC deve ter notado que algumas ferramentas não são tão funcionais quando se utiliza o cursor para interagir com elas. Isso porque o novo sistema da Microsoft foi desenvolvido pensando em computadores com a tecnologia touchscreen, e não periféricos como mouse.

    A Microsoft redesenhou a interface do sistema com o usuário a fim de tornar o uso do SO bem mais prático nos tablets, com botões maiores e melhor visualização dos conteúdos na tela do aparelho.

    (Fonte da imagem: Reprodução YouTube)

    Compatibilidade

      O Windows 8 foi desenvolvido para operar em completa harmonia em gadgets que utilizem processadores com a arquitetura ARM. Por isso, a plataforma será totalmente compatível com diversos eletrônicos portáteis, incluindo os tablets.

      Embora a arquitetura dos processadores utilizados em notebooks e PCs seja diferente daquela empregada nas CPUs dos portáteis, nada impede que algumas aplicações mais simples rodem em qualquer máquina que tenha o novo SO da Microsoft instalado, independente do tipo do aparelho.

      Picture Password

        Digitar não é uma das atividades preferidas dos usuários de tablet, principalmente quando se trata de alguma senha, na qual os caracteres não são exibidos. Foi por isso que a empresa de Bill Gates introduziu o conceito de senha por imagem em sistema operacional.

        Com isso, bastam três movimentos sobre uma imagem para que você consiga logar em sua conta de usuário do aparelho. Embora não pareça ser muito prático quando feito com o mouse, em um dispositivo com tecnologia touch, esse recurso torna as coisas bem mais fáceis.

        Multitarefas facilitada

          A facilidade em alternar entre os aplicativos abertos é certamente é uma das características que faz mais diferença para os usuários de tablet. A nova plataforma permite que sejam manipulados dois programas simultaneamente, oferecendo um recurso que possibilita a divisão da tela, mantendo ambos os softwares lado a lado.

          Menu iniciar remodelado

            O menu principal do Windows 8 foi redesenhado para dar um visual diferente ao sistema e também facilitar o acesso às ferramentas e aplicativos instalados no aparelho. Funcionalidades como busca por arquivos e programas, compartilhamento de conteúdo, dispositivos e a lista completa de aplicativos podem ser visualizados em um mesmo lugar.

            Uma característica interessante é a facilidade de personalização. Você pode posicionar os botões e demais opções no lugar que julgar mais prático. Uma maneira bem simples de agilizar atividades diárias.

            Navegação mais confortável

              A décima versão do Internet Explorer oferece uma experiência mais imersiva para os internautas. Sua execução em tela cheia faz com que o conteúdo seja exibido de forma mais confortável para o usuário, deixando  a navegação ocorrer de maneira mais natural e agradável.

              Redes sociais

                O Windows 8 oferece aplicativos nativos para o acesso às redes sociais. Tweet@rama é o cliente responsável pelas atualizações do microblog mais famoso da rede, o Twitter. Para os viciados no Facebook, Socialite é o programa mais indicado. Ambas as aplicações permitem que o usuário visualize o conteúdo enviado pelos amigos e envie atualizações para seus perfis pessoais.

                Por serem instaladas junto com o sistema operacional, as chances das aplicações citadas apresentarem problemas de compatibilidade são mínimas. Além disso, a navegação pelos conteúdos das redes sociais é bem mais prática e agradável, utilizando os clientes oferecidos pelo próprio Windows 8.

                Sem adaptação

                  Se você utiliza o Windows em seu computador, seja ele notebook ou desktop, dificilmente terá problemas de adaptação ao usá-lo em um tablet. A forma de interagir com o SO pode ser diferente, mas as funcionalidades e a disposição do conteúdo é exatamente a mesma nos dispositivos móveis ou PCs.

                  (Fonte da imagem: Reprodução do YouTube)

                  Dessa forma, se você estiver utilizando o computador e desejar visualizar algo no tablet, não precisará de alguns segundos para pensar onde a ferramenta desejada se encontra. A troca entre os dispositivos ocorre de forma natural, sem dificuldade alguma, afinal, é o mesmo sistema operacional.

                  Pronto para as modernidades

                    O Windows 8 foi desenvolvido pensando nas tecnologias presentes nos tablets mais atuais. Por isso, conceitos como os do acelerômetro e do giroscópio serão naturais ao sistema. Além disso, o SO dispõem de atalhos para desligar tais funcionalidades, evitando que elas sejam acionadas em momentos inapropriados.

                    .....

                    Agora é com você, usuário. Quais os motivos, além daqueles listados acima, fará com que as pessoas queiram um tablet com Windows 8? Envie sua participação por meio de um comentário.

                    smart people are cooler

                    Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

                    Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

                    Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.