Como Usar CDBurnerXP

3 min de leitura
Imagem de: Como Usar CDBurnerXP

É cada vez mais comum que hajam nos computadores gravadoras de CDs e DVDs e também que elas sejam utilizadas com freqüência.

Porém, para gravar discos você precisará de um programa que faça isso e existem diversos destes por ai. Contudo, um dos mais populares e fáceis de usar é o CDBurnerXP, um dos programas do gênero mais baixados em nosso site.

O Baixaki ensinará agora tudo o que você precisa saber para aproveitar tudo que este ótimo programa tem a oferecer. É importante lembrar que a versão usada neste guia foi a 4.2.3.1110.

Iniciando

Logo que você abre o CDBurnerXP pela primeira vez, uma tela de início rápido surge na tela, o que facilitará muito o uso do programa independentemente de qual tipo de gravação será realizada.

CDBurnerXP

Disco de Dados

Primeiramente nós falaremos da gravação de um disco de dados. Disco de dados podem conter qualquer tipo de arquivo e só poderá ser utilizado por outro computador, não poderá rodar em aparelhos de DVD mesmo que contenham vídeos ou em aparelhos de som, caso possuam músicas.

Selecionando esta primeira opção, você será levado para a tela do programa, a partir da qual poderá facilmente adicionar arquivos para a gravação. O programa funciona em uma espécie de Windows Explorer e você poderá navegar por todas as pastas de seu sistema para então selecionar os arquivos que deseja gravar em um disco de dados.

Disco de Dados

Quando encontrá-los, basta que você selecione-os e arraste-os para a parte de baixo da tela, no local indicado para tal. Vá escolhendo e enviando para lá todos os arquivos desejados e quando tudo estiver pronto – e você já estiver com uma mídia limpa ou aberta e com espaço disponível inserida no drive – clique em Gravar para iniciar a queima dos arquivos.

Disco de Áudio

A gravação de um disco de áudio segue o mesmo padrão da gravação anterior. A diferença é que aqui somente músicas poderão ser incluídas na compilação e depois de finalizado, seu novo disco poderá ser ouvido no computador, em tocadores de CD portáteis ou não, rádios de carro, etc.

Disco de Áudio

Gravar Imagem ISO

Outra função do CDBurnerXP é a de gravar o conteúdo de arquivos de imagem no formato ISO em CDs e DVDs. Este processo também é muito simples, bastando apenas encontrar o arquivo ISO e então iniciar a gravação. Neste tipo de gravação você possui uma nova opção, a de desligar o PC ao final da queima do CD/DVD. Habilite-a marcando a caixa Desligar o computador após finalizar.

Gravar Imagem ISO

Copiar Disco

Este programa também é capaz de copiar discos, seja de áudio ou de dados. Com isso, ele cria uma imagem ISO do conteúdo de CDs e DVDs e então você poderá gravá-la normalmente em uma mídia vazia para utilizá-la como lhe convier.

Copiar disco

Apagar Disco

Por fim, o CDBurnerXP ainda é capaz de apagar o conteúdo tanto de CDs e DVDs do tipo RW (acrônimo para rewritable ou, em português, regravável). Existe dois tipos de gravação, um método rápido (Apagar rápido o disco rw), que somente apaga o índice do disco, mantendo os arquivos fisicamente, e o método de formatação (Formatar o disco rw), que apaga tudo definitivamente.

Apagar disco

Finalizar Disco

Você deve ter notado que na tela de gravação deste programa, sempre está presente uma opção chamada Finalizar disco. Ela serve justamente para isso, finalizar o disco. Ou seja, caso você não tenha ocupado todo o espaço disponível na mídia, pode deixá-la “aberta” e então gravar outras coisas depois.

Contudo, você também pode simplesmente assinalar esta opção e então o disco será finalizado e mesmo que você tenha ocupado somente 1% de sua capacidade total, não poderá gravar mais nada nele posteriormente, salvo se ele for um disco RW, mas ai será necessário apagá-lo para que possa ser utilizado novamente.

Finalizar disco

Velocidade de gravação

Antes de iniciar uma gravação, você poderá definir a velocidade máxima a ser utilizada pela gravadora. É possível ainda habilitar a opção Ultrapassar Velocidade Detectada e assim permitir que a gravadora utilize o seu limite. Contudo, esta opção pode acabar por danificar sua mídia.

Velocidade de gravação

Enfim, este foi mais um guia de uso elaborado pela equipe do Baixaki. Espero que possa ser útil e qualquer dúvida, nós estamos à disposição.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.