Como Usar BitComet

4 min de leitura
Imagem de: Como Usar BitComet

Com a popularização cada vez maior da banda larga, mesmo em um país em desenvolvimento como o Brasil, é cada vez mais comum a utilização de clientes BitTorrent, protocolo que permite a transferência em alta velocidade de arquivos indexados em sites da internet.

Um dos programas mais utilizados quando o assunto é torrent, sem dúvidas é o BitComet. Este, que é um programa leve, pequeno e bem fácil de ser utilizado, já está prestes a alcançar a incrível marca de 2.500.000 de downloads no Baixaki.

Nós lhes apresentamos agora, caros usuários, um guia de uso deste excelente cliente de torrent, para que você não tenha dúvidas na hora de compartilhar arquivos em alta velocidade pela internet.  A versão do BitComet utilizada neste guia foi a 1.07.

Configurando o BitComet

Antes de fazer um download, é importante que você acessa as opções do programa para fazer algumas configurações e adaptá-lo melhor à sua utilização. Existe uma barra de tarefas presente no topo do programa, onde é possível encontrar um botão chamado Opções.

Preferências

Nas opções será possível alterar definições de conexão e taxa máxima e mínima de download e de upload, além de outros aspectos mais técnicos do programa. É recomendado que você mexa nestas opções somente se tiver certeza do que está fazendo, afinal o programa já vem configurado para uso de maneira geral.

Contudo, citaremos agora algumas informações relevantes quanto às preferências. Na seção Tentativas, você poderá definir qual será a pasta de destino dos arquivos baixados através do BitComet. Selecione uma dentre as opções ou então encontre-a em seu sistema através do campo Default destination directory.

Tentativas

Adiante, vá até a seção Início e lá será possível configurar a integração do programa com o Windows e também com os dois principais navegadores da internet, o Internet Explorer e o Mozilla Firefox. Desta maneira, o BitComet também funcionará como gerenciador de downloads destes dois programas, assim como o Orbit ou o DAP.

Início

Na seção Busca por Vírus, você poderá indicar qual o programa antivírus será utilizado para verificar automaticamente os arquivos baixados através do cliente de torrent. Caso tenha dúvidas sobre como preencher os campos necessários, apenas clique em Detectar Automaticamente para que o próprio BitComet encontre estes dados para você.

Busca por Vírus

Depois de definidas as novas configurações, clique em OK e pronto, o programa estará apto à sua utilização. Você já pode começar a fazer download de tudo o que quiser!

Downloads

Propriedades da Tarefa

Quando encontrar o arquivo torrent que deseja baixar – você pode utilizar sites específicos, algum dos diversos link presentes na aba esquerda do programa ou então serviços como YouTorrent e Torrentfly – basta executá-lo para que o BitComet o abra automaticamente. Uma nova janela – Propriedades da Tarefa – será iniciada, onde será possível realizar algumas definições quanto à futura transferência.

Como um arquivo torrent pode estar vinculado a vários arquivos, no nosso exemplo, além do vídeo, existe também um arquivo com informações sobre o documentário, na guia Geral desta janela, você poderá selecionar quais arquivos desejar transferir para o seu computador. Ainda nesta aba, você poderá alterar a pasta de destino deste arquivo, bem como renomear a subpasta em que ele será baixado.

Geral

Na guia Avançado podem ser feitas alterações mais técnicas quanto à conexão e à transferência em si. Assim como nas opções gerais do programa, só é recomendado realizar alguma alteração nesta guia caso tenha certeza do que está fazendo. Caso contrário, deixe tudo como está.

Avançado

Na guia Divulgador você poderá inserir comentários, seu nome e seu contato enquanto divulgador do arquivo que está baixando, afinal, enquanto o download é realizado, o arquivo também será compartilhado com milhares de outros usuários na internet.

Divulgador

A última guia desta janela, Ordem de Download, serve para que você defina a ordem em que serão exibidos – e conseqüentemente a que serão transferidos – os arquivos presentes no torrent que está prestes a ser baixado.

Ordem de Download

Suas transferências

Depois de configurado o programa e também a transferência, agora é hora de acompanhar o download que você está fazendo. Note que todos os arquivos a serem transferidos são exibidos em lista na tela do programa. Lá você terá algumas informações. Além no nome, tamanho e quantidade transferida (Andamento), é possível verificar a taxa de download (Down Rate), a taxa de upload (Taxa Envio), o tempo restante de transferência e, finalmente, o número de seeds (usuários que possuem o arquivo completo) e de peers (usuários que possuem partes do arquivo).

Acompanhe suas transferências

Na coluna de seeds e peers, você encontrará quatro valores. Na imagem abaixo, os valores são os seguintes: “11/11[13/53]”. Isto significa que de um total de 13 seeds, você está conectado a 11, e de um total de 53 peers, você está conectado 11.

Se você clicar sobre a linha correspondente ao arquivo, notará que na janela inferior do programa aparecerão algumas informações. Clicando também sobre a opção Sumário, você terá um resumo geral do download selecionado.

Sumário

Na seção Comentário, será possível visualizar o que outros usuários disseram a respeito do arquivo que está sendo baixado em seu computador. Além disso, você também poderá tecer seus próprios comentários para que outros usuários vejam.

Comentários

Na seção Arquivos podem ser visualizados a situação de todos os arquivos presentes no torrrent que você está baixando.

Arquivos

Em Peers, você acompanhará a situação da transferência do arquivo  de maneira individual, com cada um dos demais usuários que possuem partes do arquivo e que estão compartilhando com você neste momento.

Peers

Por fim, em Estatísticas, como fica bem claro já com o título da seção, estão as suas estatísticas de utilização do programa.

Estatísticas

Então é isso, pessoal. Espero que este guia possa ser útil e bem aproveitado. Abraços a todos desde a redação do Baixaki.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.