O melhor da estratégia em tempo real, que trouxe as maiores batalhas épicas até a sua tela.

3 min de leitura
Imagem de: O melhor da estratégia em tempo real, que trouxe as maiores batalhas épicas até a sua tela.

RTS, real time strategy ou simplesmente estratégia em tempo real. Esses são nomes que designam um dos gêneros mais interessantes no mundo dos jogos, em especial para os aficionados em computadores, plataforma em que ele é bem melhor explorado.

Liderar desde grandes civilizações da história até seres extraterrestres, elfos ou orcs, planejando táticas de combate em larga escala são alguns dos ingredientes desta mistura, que sempre atraiu milhares de gamers para a frente dos consoles e computadores.

Para quem ainda não arriscou o gênero

Se você entrar em uma conversa com jogadores de estratégia em tempo real, logo notará que alguns games, mesmo que antigos ou graficamente ultrapassados, ainda são verdadeiros clássicos do gênero, e nunca perderão seus lugares dentro dele. Por esse motivo, resolvi separar alguns títulos que simplesmente não podem faltar para quem está começando a adentrar no mundo do RTS. Seguem abaixo as indicações:

Age of Empires 2

Falar em estratégia sem fazer menção ao Age of Empires seria inaceitável. O jogo foi um dos expoentes em seu gênero, levando os gamers ao controle das maiores civilizações da nossa história. O jogador deveria coletar recursos, como comida, ouro, madeira e pedra, para então edificar o seu império rumo à vitória sobre os adversários.

Além de uma ótima estratégia de desenvolvimento em  sua colônia inicial, o jogador precisaria de ótimas técnicas de combate para vencer. Criar soldados, cavalaria e diversos tipos de unidades de combate, sabendo manejá-las e aplicá-las corretamente na frente de batalha fazem a diferença em um dos maiores clássicos da estratégia.

Command & Conquer

Outro clássico no estilo é sem dúvida o C&C. O game, que conta com elementos mais voltados para o combate, e menos para o desenvolvimento, se comparado ao AoE, sempre foi obrigatório para quem se considera um bom estrategista.

Agora ele está em versão totalmente gratuita e pode ser jogado em qualquer computador com componentes simples de hardware. Se você é usuário do Windows XP, é importante instalar um patch para evitar problemas com o game antes de iniciá-lo.

Red Alert

Este, que é uma série especial do Command & Conquer, está disponibilizado para download gratuito e pode ser baixado em duas versões no Baixaki. O game preza por combates incessantes e é outro pioneiro na estratégia em tempo real, indicado para todos os tipos de gamers no estilo.

Starcraft

Se o futuro era o que faltava em grandes produções da estratégia em tempo real, podemos dizer que o Starcraft deu um jeito nisso. O game levaria os jogadores, em uma das primeiras vezes, aos cenários mais futuristas imagináveis, repletos de inovações tecnológicas e novidades extremamente interessantes na época em que foi lançado.

OUTRAS GRANDES OPÇÕES

Warcraft III

Após anos de espera dos mais viciados na série, a terceira versão de uma grande série da estratégia foi lançada. Em poucos meses, o game já era mania e milhares de usuários combatiam em um mundo totalmente mágico, com a presença de elfos, orcs e seres diferentes do padrão.

Age of Mythology

Depois das civilizações antigas e suas características, a mitologia foi incorporada a série. Agora, você contará com a ajuda dos deuses em suas batalhas, além de várias outras inovações trazidas por ela para o gênero, como unidades mitológicas nunca vistas anteriormente.

Commandos III

Em um tipo de estratégia diferente dos moldes tradicionais, a série Commandos coloca o jogador no controle de poucas unidades, que devem realizar missões de espionagem em território inimigo. Um game extremamente difícil que desafiará até mesmo os mais experientes no estilo.

Red Alert III

Acaba de sair o terceiro game da série Red Alert, uma das mais aclamadas da estratégia em tempo real. Com gráficos e sons de última geração, enredo intrigante e divertido e todas as características que sempre mantiveram seus títulos com bons olhos da critica, RA3 promete é o último grande lançamento da estratégia nos dias de hoje.

Age of Empires III

Outra versão do aclamado AoE, que, desta vez, levará o jogador à época das grandes navegações, permitindo o uso de barcos, navios e muita pólvora nos combates. Mais uma vez Age of Empires, mais uma vez um grande sucesso da estratégia.

Command & Conquer 3

Inovando também dentro da estratégia voltada para desenvolvimento e combate, uma das melhores opções atuais dentro do contexto é o C&C3. Repleto de aperfeiçoamentos e características excelentes, o game promete muito ainda para este ano.

OUTRAS OPÇÕES

Caso não tenha encontrado o que procura, visite a nossa categoria sobre estratégia e confira centenas de games do gênero. É possível ainda filtrar suas buscas por data, nota, licença e número de downloads, fazendo que você faça as melhores escolhas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.