Tira-Dúvidas: mais algumas dúvidas de usuários Baixaki

3 min de leitura
Imagem de: Tira-Dúvidas: mais algumas dúvidas de usuários Baixaki

Para dar continuidade ao Tira-Dúvidas, que têm feito sucesso entre os usuários, hoje as perguntas respondidas dizem respeito a: desempenho, antivírus, redimensionamento de imagens e emoticons do MSN. Então, chega de demora. Vamos lá!

Desempenho

“Olá meu nome é Alexandre e ouço muitas pessoas dizerem que o computador fica lerdo quando há muitos arquivos no mesmo, mas pelo que me consta os "arquivos" não deveriam deixar o computador mais lento e sim os programas que acabam rodando em segundo plano junto com o Windows. Dessa forma, dizer que ao baixar muitas músicas ou quaisquer arquivos que sejam, não influenciam o desempenho do computador desde que o usuário o desfragmente quando necessário e que o mesmo deixe um espaço no HD para a utilização da memória virtual (mas esse espaço dependendo do uso não é necessário mais que 4 ou 5 GB) ou estou errado?
 Alexandre Moretti Bernardo”

Tamanho do HD não influencia na performance.Olá Alexandre! Não, você não está errado. O HD atrapalha no desempenho da máquina se estiver lotado, pois com isso o sistema operacional não consegue criar o arquivo de memória virtual. Mas se você deixar pelo menos o dobro de memória RAM em espaço livre no disco será mais do que o suficiente para seu computador funcionar sem problemas.

O que influencia no desempenho do computador é a velocidade da taxa de transferência de dados em um HD, tipo de transmissão (serial ou paralela), tamanho de buffer e velocidade de rotação dos discos presentes no HD. A melhor forma de coletar estes dados é no manual ou site dos fabricantes.

Antivírus

"Equipe do Baixai, primeiramente gostaria de deixar meus elogios sobre a coluna, fico show, estou aprendendo muito com ela. Agora, gostaria de saber como devo proceder quando o meu antivírus identifica um vírus no meu computador. Mover para Quarentena? Excluir o arquivo? E aí o que devo fazer? Desde já agradeço!
Atenciosamente,
Wallace Thomas"

Wallace, a ação a ser tomada depende do tipo de vírus que você pegar. Se o arquivo infectado estiver em uma pasta qualquer como, por exemplo, Meus documentos, Minhas músicas, etc. você pode mandar deletar o arquivo, pois provavelmente ele não interfira no funcionamento do sistema.

O problema está quando o vírus se aloja em arquivos na pasta Windows, por exemplo, ou em arquivos que são necessários para a execução de algum programa importante. Em casos assim, o mais recomendável é que o vírus seja enviado para a quarentena, pois evita futuras reinstalações do sistema ou de programas.

Não se preocupe, a partir do momento que seu antivírus encontrar alguma ameaça imediatamente o acesso ao arquivo infectado será bloqueado, evitando que a praga prejudique o desempenho da máquina.



IMAGEM

"Olá equipe do Baixaki! Eu gostaria de saber se tem algum programa ou alguma coisa que faça com que eu modifique o tamanho da imagem sem prejudicar a sua qualidade. Muito obrigado!
 Rodrigo Martins"

Olá Rodrigo! Além dos famosos Adobe Photoshop e Adobe Fireworks, ambos pagos, existem alguns editores de imagem gratuitos, como o The Gimp e o Paint.NET que fazem um ótimo trabalho quando o assunto é redimensionar imagens.

Se você desejar, pode acessar os diversos tutoriais do Gimp que ensinam os usuários a utilizar as ferramentas e editar fotos e imagens. CLIQUE AQUI para acessar a página de tutoriais.

Emoticons do Live Messenger

"Olá equipe do Baixaki, há algum tempo tenho me perguntado, "em que pasta do winfdows ficam os emoticons do Live Messenger?" Já segui vários tutorias na internet mas não consigo achar os benditos emoticons em lugar algum. Seria muito útil para mim achá-los pois seria mais fácil copiá-los ou exlcuir vários de uma vez. Então fica a pergunta: Em que local do computador ficam os emoticons do Windows Live Messenger 2009?
Espero que possam me ajudar com a mesma eficiência e qualidade de sempre.
Obrigado.
André Moreira"

André, o Windows Live Messenger gosta mesmo de esconder os arquivos. Abrindo a opção Executar do Windows (Tecla Windows+R), digite o seguinte caminho:

C:\Documents and Settings\*usuário*\Dados de aplicativos\Microsoft\MSN Messenger

Substituindo *usuário* pelo nome de usuário usado para logar no Windows. Diversas pastas com nome composto por números serão exibidas, cada uma delas correspondente à um usuários que acessou o MSN.

Dentro de cada uma destas pastas é possível encontrar um subpasta com o nome “CustomEmoticons”, nas quais os emoticons se encontram no formato .DAT. Para transformá-los em GIF ou JPG basta renomear os arquivos trocando a extensão para a desejada.

Pastas 1   ==>    PAsta 2


Por hoje é isso pessoal, se você tiverem mais dúvidas, por favor, encaminhem um email para o endereço:

tira dúvidas

Até a próxima! ;)

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.