Como Usar Nero 9

Aprenda o básico para gravar CDs em instantes.
  • Visualizações55.637 visualizações
Por Lucas Sfair em 9 de Janeiro de 2009

Bem vindo, usuário. Vou contar uma histórinha para você:

Esses dias eu estava de bobeira no MSN e uma amiga me perguntou se eu podia ajudá-la a gravar um CD. "Claro, você tem Nero aí?". Ela não tinha, então colei o link do Baixaki e pedi para que o pegasse. Mas minha amiga já foi tirando o time de campo, agradeceu a intenção e disse que ia para a praia assim mesmo, sem música, "deixa pra lá"...

Para mim, a decisão não veio de uma reflexão pura como "é melhor relaxar ouvindo o barulho do mar", e sim da mais pura preguiça ou — como prefiro acreditar — da falta de contato com esse tipo de programa. Afinal, temer o que não se conhece é mais normal do que parece. Por isso resolvemos criar este artigo a fim de encorajar quem ainda acredita que recursos simples, como gravar um CD, requeiram super habilidades em informática.

Eleito o melhor software de 2008 da categoria, o Nero é a solução capaz de gravar dados, imagens, vídeos, áudio e outros formatos com maestria, além de conter dezenas de ferramentas que podem ser úteis a vários usuários.


Resolva-se com o Nero 9: PASSOS BÁSICOS

O poderoso

Agora vamos aprender a utilizar o Nero. Primeiramente, faça o download dele clicando aqui, depois clique para instalar.


Obtendo sua senha

Apesar desta versão do Nero ser somente para testes, é necessário obter uma senha para instalação. Para isso, clique aqui e informe seu e-mail.

Faça seu registro antes de mais nada.

Depois abra sua caixa de entrada de e-mails novamente e retire sua "Nero Trial Serial Number". Volte para a instalação do programa e cole o número serial.

Aqui você cola seu número serial obtido via e-mail

Selecione Avançar e prossiga até o fim.


Agora sim, mãos à obra!

Depois que a longa jornada de instalação finalmente for conluída,  a recompensa: um programa facílimo de usar, pronto para resolver sua vida. Conheça a interface do Nero StartSmart:

Interface do grandioso porém simples

Nessa janela se concentram praticamente todas as principais funções oferecidas pelo pacote Nero.  No canto esquerdo você acessa ações como Gravação de dados, Gravação de Áudio, Cópia de Áudio, Copiar Disco, Cópia Automática e Reproduzir arquivo.

Repare abaixo, no canto esquerdo, um ícone com a logo do programa. Ali estão os 9 aplicativos que o pacote contém.  Através deles você pode curtir músicas, fotos, vídeos, programas de TV e muito mais. Confira abaixo:

Todos os aplicativos do Nero em um só lugar

Legal. Após essa breve apresentação do programa, vamos mantér o foco no objetivo inicial: como fazer para gravar um CD de música ou até mesmo um DVD?


Gravar CD de Áudio

Clique no item Gravação de Áudio, à esquerda do StartSmart. Certifique-se de ter inserido um CD virgem em seu computador.

Ache a opção Gravação de Áudio, dentro do StartSmart

Dê o título que preferir ao seu CD. Também é possível  nomear o Artista.

Clique em Adicionar e localize as músicas desejadas. Você pode adicionar a pasta inteira de uma vez, desde que haja somente arquivos em formato de áudio compactíveis com o Nero.

Adicione pastas inteiras de uma só vez!

Abaixo da lista de canções, há uma régua de tempo que lhe indica quantos minutos de som foram colocados:

Linha do tempo

Enquanto ela estiver verde é que há um espaço folgado para mais arquivos. Quando ficar amarela, a capacidade está quase esgotada. Se for vermelha, é porque extrapolou o limite permitido, e então você deve remover alguns itens. Se isso for preciso, clique sobre o arquivo e selecione Excluir.

Configurações básicas acessadas através deste íconeVocê pode alterar algumas configurações como a velocidade de gravação clicando sobre o martelinho no canto superior direito. O padrão está definido como Automático, e o mais recomendável é mantê-lo.

Burn!Agora é só clicar em Gravar, esperar a operação concluir e retirar seu CD. E assim está pronto!



Nero Express: a maneira mais FÁCIL para iniciantes

O Nero Express, um dos aplicativos contidos na barra do StartSmart, é a maneira simplificada de você realizar qualquer uma das principais funções do Nero. Escolha se você pretende fazer uma gravação de dados, música, vídeos/imagens ou copiar CDs e DVDs inteiros.  Vamos pegar o exemplo de DVD de vídeo:

Grave um DVD em instantes.

  •     Clique em Vídeos/Imagens, à esquerda do Nero Express.
  •     Selecione Arquivos de DVD de Vídeo.
  •     Clique em Adicionar e localize os itens desejados para gravação (formatos permitidos são .bup, .vop e .ifo).

Abaixo da lista de vídeos, há uma régua de tempo que lhe indica quantos minutos de imagem foram colocados. Ela funciona exatamente da mesma maneira citada no exemplo de gravação de Áudio acima.

Linha do tempo para DVD

 

  •     Clique em Gravar, aguarde a operação concluir e pronto!

O pacotão Nero possui muitos outros aplicativos. Você pode ler a função de todos eles aqui.

Espero que tenha sido fácil acompanhar esse tutorial. Continuo acreditando que se a minha amiga tivesse tido um pouco de paciência ela não precisaria ter viajado no silêncio. Você não acha?



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!