Truques do GIMP: Efeito de bolhas na água

2 min de leitura
Imagem de: Truques do GIMP: Efeito de bolhas na água

O Baixaki começa o ano de 2009 com mais tutorias para GIMP. O editor de imagens que fez grande sucesso no ano passado através dos diversos artigos que o Baixaki fez, retorna agora com projetos ainda mais fantásticos e que certamente vão ser uma grande ajuda para os amantes das edições.

O tutorial de hoje se trata de criar um efeito de bolha d’água em letras e objetos. No entanto, antes de começar o tutorial, veja abaixo porque é tão complexo trabalhar com esse elemento comum na natureza.

A água é um elemento muito peculiar e único. Ela se molda, se adapta, interage com tudo e com certeza é algo que completa a natureza. Criar água em um editor de imagens não é uma tarefa simples, pois você tem de observar que a água reflete a luz de uma maneira única, ela deve mostrar cores diferentes conforme o fundo.

Este tutorial exige paciência e um bom tempo livre. Não é necessário utilizar nenhuma imagem de fundo, mas uma fonte diferente talvez seja uma boa idéia. Antes de começar, veja o resultado final abaixo.

Resultado final

Criando suas bolhas

1) Crie uma nova imagem com as dimensões que você desejar.

Crie uma nova imagem

2) Crie uma nova camada transparente.

Crie uma nova camada

3) Na camada de fundo aplique um degradê em tons de azul — ou se preferir use uma imagem qualquer.

Aplique um degrade ou pinte com algum tom de azul

4) Oculte a camada de fundo.

Desmarque o olho da camada

5) Clique sobre a “Nova Camada”. Use a “Ferramenta de Texto” e escreva o que você desejar. Adicionar bolhas próximas ao texto pode ser bem interessante, mas é opcional.

Escreva algo e desenhe bolhas...

6) Combine a camada do texto com a nova camada. Para realizar este procedimento basta clicar com o botão direito sobre a camada do texto e então selecionar “Combinar abaixo” (certifique-se de que o texto está acima da nova camada).

Combine o texto com a camada transparente

7) Duplique a “Nova Camada”.

Duplique a camada

8) Certifique-se de estar na camada “cópia de Nova Camada” e inverta as cores através do menu “Cores” na opção “Inverter”.

Inverta as cores na camada duplicada

9) Ainda na camada “cópia de Nova Camada”, clique na “Ferramenta de Movimento” e arraste a imagem alguns pixels para direita e para baixo.

Mova a camada duplicada

10) Na mesma camada, use o filtro “Desfocagem Gaussiana” com o valor de 35px.

Aplique a Desfocagem Gaussiana

11) Clique com o botão direito sobre a ”Nova Camada” e selecione “Alfa para Seleção”. Inverta a seleção usando o atalho “Ctrl + I”. Por fim, delete a seleção da “cópia de Nova Camada”.

Delete a seleção da camada duplicada

12) Combine as camadas visíveis. Tenha certeza que a camada “Fundo” ainda está oculta, pois ela não deve ser mesclada neste passo.

Combine as camadas

13) Renomeie a “Nova Camada” para “Letras e Objetos”.

Mude o nome da camada

14) Aplique o filtro “Cromar” com o valor 15 na camada “Letras e Objetos”. Salienta-se que dependendo da fonte que você esteja utilizando, este valor talvez precise ser alterado.

Use o filtro Cromar

15) Apague as camadas “Background” e “Drop Shadow”, as quais foram adicionadas pelo filtro Cromar.

Delete as camadas Background e Drop Shadow

16) Altere o modo da camada “Letras e Objetos” para “Dividir”.

Altere o modo da camada

17) Duplique a camada “Letras e Objetos”.

Duplique a camada

E voilà... Agora a personalização é por sua conta. Vale frisar que as letras e objetos se alteram conforme o fundo, elas sofrem mudanças de acordo com as cores que estiverem abaixo delas. Veja abaixo dois resultados finais com o fundo modificado.

Altere o fundo para que as letras se alterem

Como você pode ver, esse tutorial em si não é um bicho de sete cabeças, mas acertar os valores dos filtros pode ser complicado. Por hoje é só, espero que tenham gostado. Um grande abraço e até um próximo tutorial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.