Microsoft revela novidades do Windows Explorer para Windows 8

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft revela novidades do Windows Explorer para Windows 8

(Fonte da imagem: Building Windows 8)

Espera-se uma reformulação visual drástica na próxima geração do sistema operacional da Microsoft, que está sendo chamado de Windows 8. Já é possível perceber algumas das modificações que a empresa planeja pelas builds vazadas, como você pode conferir na análise feita pelo Tecmundo.

Hoje (29), Alex Simons publicou um artigo no blog Building Windows 8 explicitando mais detalhes do que iremos encontrar no Windows Explorer dotado com a interface Ribbon – a qual dará ao recurso do SO a mesma aparência dos aplicativos presentes no pacote do Microsoft Office.

De acordo com a publicação, a empresa resolveu adotar a interface Ribbon no Explorer pela ampla familiarização dos usuários com ela, devido a sua presença em programas muito difundidos – como o Word e o Excel. O objetivo principal da remodelagem do Windows Explorer é torná-lo mais funcional.

(Fonte da imagem: Building Windows 8)

Para isso, foi feito um levantamento estatístico dos comandos mais realizados no Windows Explorer. As ações mais corriqueiras receberam botões na interface, permitindo que os usuários tenham mais praticidade ao usar esse recurso do sistema operacional. Confira a listagem dos dez comandos mais comuns no Explorer:

  • Colar: 19%
  • Copiar: 11%
  • Propriedades: 11%
  • Apagar: 10%
  • Renomear: 8%
  • Cortar: 7%
  • Pesquisar: 7%
  • Novo item: 6%
  • Abrir: 2%
  • Editar: 2%

Dessa forma, por exemplo, renomear um arquivo ou apagar um documento será ainda mais intuitivo. Os comandos serão organizados por abas de acordo com a sua finalidade. Conforme podemos observar nas imagens divulgadas, o Windows Explorer contará basicamente com as seções “Arquivo”, “Principal”, “Compartilhar” (permitindo que o usuário envie arquivos diretamente por email, imprima-os ou encaminhe-os por fax) e “Visualizar”.

Dependendo do tipo de arquivo selecionado, o Explorer poderá apresentar novas guias, como “Ferramentas de biblioteca”, “Ferramentas de imagens” e “Ferramentas de disco”. No Windows 8, o Windows Explorer deverá oferecer um espaço de visualização maior em suas janelas, devido aos menus minimalistas da interface Ribbon. Confira a divulgação das mudanças que vêm por aí no vídeo acima, veiculado pelo site Ghacks.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.