Saiba o que rolou de melhor na quarta semana de agosto de 2011 [vídeo]

7 min de leitura
Imagem de: Saiba o que rolou de melhor na quarta semana de agosto de 2011 [vídeo]

Seguindo nossa tradição, começa agora mais um resumo com o que tivemos de destaque entre programas, jogos, artigos e notícias que passaram nos sites Baixaki e Tecmundo. Prepare-se, pois temos excelentes dicas de artigos e muitas novidades interessantes no mundo da tecnologia.

PROGRAMAS

Color Desker

O programa da semana é Color Desker, que ajuda a personalizar a Área de trabalho automaticamente. Você nem precisa se preocupar em procurar imagens para mudar o plano de fundo. O programa tem centenas de figuras com os mais variados temas: paisagens naturais, centros urbanos, animais, motos, carros e outros.

Yinean Windows 7 Abstract Theme

Tema muito elegante com 26 papéis de parede abstratos baseados em imagens fractais. Eles têm cores fortes e linhas brilhantes que não seguem nenhum padrão definido. Todos de alta resolução. O tema também modifica alguns ícones e toca clipes de áudio durante logon e logoff do sistema. Sem dúvida, um dos mais agradáveis pacotes de wallpapers para Windows 7.

Yinean Theme.

TrackMeNot para Google Chrome

Extensão simples que executa diversas pesquisas aleatórias com os buscadores do seu navegador (além do Chrome, o Firefox também é suportado). O propósito é proteger os seus dados de usuário, pois, com tantos assuntos randômicos, os motores de busca não conseguem traçar o seu perfil e recolher dados a seu respeito.

ZenOk

Programa simples que dá até 2 GB de espaço em uma pasta nas nuvens e com sincronização automática. Os arquivos mantidos no disco virtual passam sempre por verificações de segurança, a fim de evitar que dados contaminados circulem de um computador para outro.

Sempre que você atualizar um documento de texto em seu computador ou deletar o arquivo por completo, o mesmo ocorrerá com a sua réplica online. Caso queira mais espaço, você pode adquirir a versão paga do ZenOk, que oferece 150 GB de armazenamento.

JOGOS

Pro Evolution Soccer 2012 DEMO

O jogo da semana não tinha como ser outro: a demo do Pro Evolution Soccer 2012, que vai ser lançado oficialmente em setembro. Essa é a primeira de duas demonstrações que estão programadas até lá.

O simulador está com várias novidades: novo formato de controle dos jogadores, aprimoramento da inteligência artificial, sistema de passes reformulado e remodelação da engine de impactos dos atletas virtuais. Nessa versão, você pode jogar com Manchester United, Milan, Porto, Napoli, Santos e Peñarol.

Brasileiros na área.

Owlboy DEMO

Game que recria grandes títulos da era de 16-bit, como Zelda, Mario e Sonic. Owlboy é daqueles casos em que o jogo, de tão antecipado, cria expectativa até mesmo em relação a versões de demonstração.

Owlboy se destaca por ser uma plataforma que não se move horizontalmente apenas. Há também cenários verticais, que podem ser explorados graças à capacidade de voo do protagonista. Além de eliminar criaturas hostis, é necessário resolver quebra-cabeças, como encher um buraco com água a fim de abrir uma passagem.

Rohan: Rise of the Elements

MMORPG convencional com foco relativamente grande nas batalhas entre os jogadores, e que acaba de ser atualizado com uma expansão. A sacada do título é a capacidade que você tem de se teletransportar até onde os inimigos estão. Assim, você tem a chance de atacá-los enquanto estiverem distraídos.

Rohan também conta com sistema de batalhas entre guildas, apresenta montarias para facilitar a locomoção entre os continentes e oferece a possibilidade de coletar materiais para forjar seus próprios equipamentos.

Rohan.

RIFT: Planes of Telara Open Beta

Game de gráficos alucinantes, história excelente e jogabilidade de primeira que está gratuito até o próximo dia 31 de agosto. É a sétima fase Beta de RIFT: Planes of Telara, e ela comporta a batalha final que encerra os eventos usados como plano de fundo para a história inicial do jogo.

Faça o download e se inscreva para entrar neste mundo repleto de aventuras e desafios para todos. Quem já está inscrito vem ganhando prêmios e bônus em uma oferta que faz parte da comemoração de aniversário do título. Até o dia 2 de setembro, é possível adquiri-lo por US$ 4,99.

ARTIGOS

6 coisas que podem ser hackeadas e você não sabia

Computadores são apenas a ponta do iceberg. Os hackers expandiram sua atuação para muito além das fronteiras limitadas pelos sistemas operacionais. Uma lista especial que preparamos mostra seis coisas que podem ser hackeadas e provavelmente você nem fazia ideia.

Por exemplo, não é impossível acessar a máquina da Coca-Cola para descobrir o segredo do refrigerante. Ou então assumir o controle, literalmente, hackeando os dispositivos responsáveis por abrir e fechar portas de garagem.

7 tecnologias que nasceram no Brasil

Outra lista muito bacana que preparamos é a de sete tecnologias que nasceram aqui no Brasil. Você sabia que a primeira radiotransmissão aconteceu por aqui? E que o BINA também é invenção tupiniquim? Prepare-se para se surpreender com o que vai descobrir.

(Fonte da imagem: Submarino)

15 jogos que nem parecem que rodam no navegador [vídeo]

Também temos um artigo especial para gamers, com 15 títulos muito bons e que não exigem uma supermáquina, já que rodam a partir do navegador. Jogos online evoluíram consideravelmente e ultrapassaram muitas barreiras, especialmente quando o assunto é capacidade gráfica.

Alguns títulos recentes impressionam, por isso listamos bons exemplos de games online. Não deixe de conferir para ter horas e mais horas de ótima jogatina.

Os 7 processos jurídicos mais absurdos da história da tecnologia

Hoje em dia, uma frase muito comum é: “Eu vou te processar”. Pois bem, levando isso em consideração, listamos também os sete processos jurídicos mais absurdos da história da tecnologia.

Como, por exemplo, uma estadunidense que processou o Google Maps após sofrer um acidente. Se você achou isso absurdo, veja a nossa lista completa e se divirta ainda mais. Tem até jogo online sendo responsabilizado por partir corações.

Saúde: conheça a síndrome da visão cansada por uso de computadores

Um assunto bem sério que abordamos durante a semana refere-se aos problemas decorrentes do esforço para ver a tela do computador por horas. O mal moderno que surgiu juntamente com os avanços da tecnologia tem até nome: para especialistas, é a síndrome da visão relacionada a computadores (CVS, na sigla original em inglês).

Em palavras mais simples: nosso olho cansa e precisa ser recuperado de maneira adequada. Por isso, acompanhe nosso guia sobre o problema e saiba dicas de como evitá-lo.

Top 10: coisas que devem ficar longe do micro-ondas

Essa seleção é para quem acha que o micro-ondas é brinquedo. Ele salva a vida de muita gente com comida bem aquecida, mas tem coisas que não se pode colocar nele de jeito nenhum. Encontramos uma lista no site da Revista Galileu e trouxemos o conteúdo para você. São 10 experimentos feitos por usuários do YouTube, como um celular e até mesmo uma granada que foram parar no micro-ondas. As imagens são espetaculares.

NOTÍCIAS

Steve Jobs renuncia à presidência-executiva da Apple

Steve Jobs não é mais o presidente-executivo da Apple. Ele ficou 14 anos no comando da empresa. Em uma breve carta de renúncia, Jobs disse que, infelizmente, chegou o dia em que ele não consegue mais cumprir os deveres dele e atender às expectativas da função. Ainda na carta, ele afirma que gostaria de servir, “caso o Conselho o aprove, como presidente do Conselho da Apple, diretor e funcionário da Apple”.

HQ coreana aterroriza internautas

Teste sua coragem. Uma história em quadrinhos coreana que envolve um personagem bem misterioso vem assustando internautas de todo o mundo. Ela pode ser assistida diretamente do navegador e aproveita o Javascript de maneira bastante criativa.

Você só precisa usar a seta para baixo para passar as páginas. Assim, você consegue acompanhar o conto quadro a quadro. É recomendado usar um fone de ouvido. Não deixe de acessar a notícia completa e seguir para a temida HQ.

(Fonte da imagem: Naver)

Google é capaz de sobreviver até a um ataque alienígena

A sede da Google está protegida até mesmo de um ataque alienígena. Foi isso que o diretor de segurança da empresa, Eran Feigenbaum, afirmou em uma entrevista ao site CIO. Todos os anos, são realizados vários testes de invasão e recuperação de dados, mas o fato é que os funcionários também brincam com a situação.

Em 2010, eles criaram um cenário onde alienígenas acabaram com a Califórnia, e a Google teve que “se virar nos 30” para manter tudo funcionando. Mesmo com o bom humor, os testes buscam cobrir todas as possibilidades possíveis e servem como ensinamento para lidar com situações de riscos reais.

Apenas 10% das pessoas com acesso à internet sabem usar o Ctrl+F

O antropólogo Daniel Russel, que trabalha na Google, afirmou que 90% dos usuários de internet não sabem usar o Ctrl + F, ou seja, a ferramenta para fazer pesquisas internas em uma página da internet.

Ele se baseou no tempo gasto para encontrar informações com e sem a utilização do atalho para afirmar que a maioria dos usuários desperdiça muito dele pelo simples fato de não aproveitar o recurso do navegador.

Chineses se preparam para um cenário de Armagedom

Os chineses já têm em mente uma maneira de evitar o Apophis, um asteroide que pode passar muito perto da Terra em 2029 e até mesmo acertá-la em seu retorno, em 2036. Eles querem usar uma espaçonave para bater no asteroide e alterar a rota dele. Mas isso não é tão fácil, pois a tecnologia necessária ainda está em desenvolvimento e a espaçonave teria que ser enviada o quanto antes.

Pele à prova de balas resiste a disparo de calibre 22

Um cientista americano e uma artista holandesa desenvolveram um projeto de uma pele à prova de balas. Ele criou uma forma comercialmente viável de fibras de seda altamente resistente, usando cabras e bicho-da-seda, que tinha gene de aranha em sua composição. Vale ressaltar que a seda de aranha é cinco vezes mais forte que o aço.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.