O que esperar da IFA 2011

5 min de leitura
Imagem de: O que esperar da IFA 2011

Antes que as maiores novidades na área de tecnologia cheguem às lojas e aos lares, elas são apresentadas ao público para uma avaliação prévia e, claro, criar expectativa para seu lançamento. A oportunidade escolhida para esses aparelhos debutarem são as feiras de tecnologia, que povoam o calendário mundial com as maiores novidades da área – e uma delas acontece de 2 a 9 de setembro.

A IFA (Internationale Funkausstellung Berlin, ou Feira Internacional de Radiodifusão de Berlim, em tradução livre) é a maior convenção de eletrônicos da Europa – uma “resposta” europeia à CES, feira que acontece no começo do ano. Como ocorre apenas no segundo semestre, a feira alemã é a oportunidade perfeita para algumas companhias darem uma resposta à altura de suas concorrentes, caso não tenham impressionado na feira norte-americana.

(Fonte da imagem: IFA)

O Tecmundo também vai cobrir diretamente a IFA 2011 – e vale a pena saber quais novidades podemos encontrar por lá. Confira o que sabemos até agora e quais nossos palpites para o evento.

O mistério da Samsung

A empresa terá um minievento próprio dentro da IFA, o “Samsung Mobile Unpacked 2011 Episode II”. No primeiro, em março, foi revelado o smartphone Galaxy S II – e essa é só a primeira pista de que um novo celular será apresentado na Alemanha.

O vídeo acima, divulgado na metade de agosto, é a prova mais concreta de que se trata de um “Galaxy S III”. Ele é muito similar à publicidade montada para o smartphone anterior e conta com o slogan “Algo grande está chegando”, indicando novidades na futura versão.

o segundo clipe vazado surgiu na semana seguinte e é bem mais enigmático, sem fazer referência a nenhum produto. Para saber mais sobre a novidade, só acompanhando o tal evento.

Os tablets da Sony

A guerra pelo mercado dos tablets já está acirrada, mas faltava a Sony na briga. Na IFA 2011, a companhia não deve deixar passar a oportunidade – ou ao menos é isso que esperamos.

Batizados até agora de S1 e S2, os aparelhos já ganharam um comercial e tiveram algumas imagens vazadas, mostrando que seu sistema operacional deve ser a versão 3.2 do Android, o Honeycomb. Aplicativos e jogos exclusivos da Sony devem aparecer já no aparelho ou como opção de download.

(Fonte da imagem: Divulgação / Sony)

Ambos contariam com versões de 16 GB e 32 GB, além de conectividade Wi-Fi e 3G. A expectativa é que eles possam ser usados ainda em conjunto com o PlayStation 3 ou outros eletrônicos, através da tecnologia DNLA.

O 3D sem óculos

Na CES 2011, a Toshiba mostrou a Glassesless 3D, o primeiro televisor que reproduz imagens em três dimensões sem a necessidade dos óculos especiais. Como a novidade já passou, é hora da própria companhia japonesa anunciar algo diferente, como mostrar o tal notebook com a mesma tecnologia, ou das concorrentes lançarem seus próprios aparelhos.

(Fonte da imagem: Divulgação / Toshiba)

A Samsung parece ter jogado a toalha e não deve apresentar um modelo ainda em 2011, mas várias outras empresas devem estar de olho nesse mercado que dispensa as lentes – e que tem apenas no Nintendo 3DS seu outro representante.

Óculos 3D universais

Para quem consome muito conteúdo em 3D atualmente, a maior inconveniência é depender dos óculos específicos de cada empresa para enxergar os efeitos corretamente na tela. Mas uma parceria entre Panasonic, Sony, Samsung e Xpand 3D anunciada neste mês pode eliminar essa exclusividade e criar um modelo universal – para os equipamentos dessas empresas, no caso.

O fim dos óculos plásticos descartáveis? (Fonte da imagem: The Guardian)

Eles usariam baterias e custariam um pouco mais do que os convencionais, mas valem a pena para o fanático por 3D. Como foi divulgado recentemente, as chances desses óculos já darem as caras na IFA 2011 não são muito altas, mas não custa nada sonhar.

Lá vem a LG

Assim como a Samsung, a LG deve apresentar um estande próprio, de nome “LG 3D World Booth Tour”. Como o título entrega, o 3D deve ser o grande protagonista, mas outras tecnologias também devem ter sua chance de brilhar. Uma delas é a TV de plasma, uma aposta recorrente da empresa, que deve mostrar novidades na qualidade de imagem. Além disso, uma “nova era para os scanners” deve ser anunciada na feira.

Mas o carro-chefe deve ser mesmo a LG LW980S, uma Smart TV com Wi-Fi integrado e qualidade de imagem promissora, através do Cinema 3D.

(Fonte da imagem: Divulgação / LG)

Com a tecnologia de nano LED, que “imprime” micropartículas para proporcionar melhor brilho, esse deve ser o aparelho com uma das melhores resoluções de toda a feira. A TV deve receber modelos de 47 e 55 polegadas e suportar o 3D passivo, que reproduz os efeitos com o uso de óculos que cansam menos a vista e não usam bateria.

Outro produto que pode figurar por lá é o televisor OLED de 55 polegadas, que foi anunciado pela empresa com lançamento apenas para 2012, mas nada a impede de mostrar uma prévia já na IFA 2011.

A apelação da Panasonic

(Fonte da imagem: IFA)

Na IFA 2010, a Panasonic apresentou uma TV 3D de plasma com impressionantes 152 polegadas. Além do tamanho absurdo da tela, a resolução no formato 4K2K (4096 x 2160 pixels) mostrou-se surpreendentemente boa.

Na versão de 2011 da feira, podemos ter a chance de ver o aparelho gigante novamente, seja funcionando sozinho para mostrar como são os efeitos em três dimensões ou então integrado a algum novo acessório da empresa.

Reformulação nas TVs da Sony

Faz tempo que a Sony não lança algum produto revolucionário no mercado de televisores. No segundo semestre de 2011, entretanto, isso pode mudar: a empresa anunciou a TV 3D para o PlayStation 3 (que será lançada ainda neste ano, mas pode fazer uma última apresentação na IFA 2011) e pretende renovar sua divisão de televisores.

Se vamos acompanhar essa reformulação já na feira alemã, ainda não é possível dizer. O certo é que ao menos a estratégia que será adotada pela empresa nos próximos anos pode ser explicada – e deve incluir maior espaço para Smart TVs que explorem mais as diferentes mídias trabalhadas pela Sony.

Phillips na área

A empresa holandesa sempre mostra vários produtos novos na IFA. Desta vez, não deve ser diferente: a linha DesignLine de televisores deve ser exibida ao público pela primeira vez. Com aspecto futurista e uma inclinação da tela, o aparelho não é só um eletrônico, mas um objeto de decoração para a casa. Um dos modelos deve ter serviço de streaming de vídeos e aplicativos específicos.

(Fonte da imagem: Divulgação / Phillips)

Outro produto esperado é o Easy 3D, a alternativa da empresa aos óculos passivos (sem bateria e sem cansar a vista). Na melhor das hipóteses, eles poderão ser testados no estande da empresa.

...

Além dessas incríveis novidades, muita coisa boa deve surgir na IFA 2011. Por isso, fique ligado na cobertura direto de Berlim feita pelo Tecmundo, que vai trazer informações quentinhas para você. Até lá!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.