O que é IMAX?

1 min de leitura
Imagem de: O que é IMAX?

A idéia de “pegar um cineminha” vai mudar com a vinda dos cinemas IMAX ao Brasil. Esta nova tecnologia traz, além de uma tela muito maior que a convencional, som e imagem de altíssima definição.

O que é? Como funciona?

Os cinemas com a tecnologia IMAX possuem, normalmente, telas com 16 metros de altura por 22 metros de comprimento, contra os 12 metros de largura por 20 metros de comprimento dos cinemas normais. Assim, a tela torna-se grande o bastante para preencher todo o campo de visão, dando ao espectador uma incrível sensação de imersão no filme.

Para que esta gigantesca tela seja preenchida totalmente sem distorcer a imagem é preciso que Ir ao cinema nunca mais será a mesma coisa.o filme seja gravado em outro formato. Assim, os filmes IMAX são gravados e impressos em filmes de 70mm (únicos na indústria), enquanto os longas-metragens convencionais são impressos em filmes de 35mm.

Outra característica marcante desta tecnologia é a alta qualidade de som e imagem. Hoje existem ao todo 280 salas IMAX, sendo que 60% delas estão concentradas nos Estados Unidos e no Canadá.

No Brasil, as primeiras salas estão sendo construídas em São Paulo, no Shopping Bourbon Pompéia, e em Curitiba, no Palladium Shopping Center.

Gravação complicada

Se assistir um filme IMAX já é uma experiência incrível, imagine produzi-lo! A complexidade por traz de uma produção deste tipo de filme é muito maior. Veja os motivos:

  • A câmera para gravação é imensa e pesa 109 quilos, além de barulhenta. Para poder movimentar uma câmera com estas proporções é preciso suportes e aparelhos especiais, sem falar em todo o trabalho sonoro necessário para eliminar os ruídos e barulhos que o próprio equipamento produz.

  • Devido o tamanho da tela e ao detalhamento da imagem, a qualidade dos efeitos especiais e computadorizados precisa ser perfeita e impressionante, o que significa É caro, mas vale a pena.que é preciso muito mais energia do computador para fazê-lo.

  • O custo para se gravar um filme IMAX é enorme. Enquanto em um longa-metragem normal gravar dez cenas por dia é normal, esta nova tecnologia não permite que este número passe de quatro cenas por dia. E como diz o ditado: “Tempo é dinheiro”.

Apesar de todas estas complicações, assistir a um filme IMAX é uma experiência inigualável. Se você tiver a oportunidade de assistir, não a deixe passar, quem já viu garante que a recompensa é grande.

Cinema IMAX
Cinema IMAX fotografado por Anna Zahalka

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.