Wikipedia inicia votação para ocultar imagens baseando-se em preferências do usuário

1 min de leitura
Imagem de: Wikipedia inicia votação para ocultar imagens baseando-se em preferências do usuário

Imagem oculta por filtro (Fonte da imagem: Divulgação/Wikipedia)

Em virtude das centenas de discussões sobre a visibilidade dos conteúdos disponíveis na Wikipedia, os editores agora estão tendo a oportunidade de votar para a implementação ou não de um sistema apelidado de Shutter (Ocultador, em tradução livre). A nova função permite que o usuário defina palavras-chave para o bloqueio de imagens, evitando assim surpresas desagradáveis.

O referendo pode ser acessado neste link e permite que editores da Wikipedia votem pela adoção da ferramenta. Se aprovada, a ferramenta exibirá uma notificação no lugar da imagem, dizendo que o conteúdo foi bloqueado por constar nos critérios do filtro estabelecido pelo usuário e oferecendo um botão para exibição da figura.

Conforme a nota de rodapé do referendo, imagens com conteúdos ofensivos como genitálias, práticas sexuais ou morte e desfiguração ainda podem causar choque em usuários, especialmente em crianças ou se visualizadas sem intenção. O objetivo do filtro para ocultação das imagens é diminuir a visualização acidental, tornando as figuras ocultas até uma autorização explícita do usuário.

Entre os pontos chave da votação da ferramenta, estão as possibilidades de os usuários não precisarem estar logados para utilizar o sistema, a marcação imagens que constam com filtros errôneos ou controversos, a implantação de filtros simples (entre 5 e 10) para utilização ampla como “violência” ou “conteúdo sexual” e a opção de remoção de filtros, caso o usuário mude de ideia sobre o conteúdo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.