O que é Podcast?

Entenda o significado de mais um termo do vocabulário internauta.
  • Visualizações31.268 visualizações
Por Elaine Martins em 29 de Dezembro de 2008

Podcast é uma forma de transmissão de arquivos multimídia na Internet criados pelos próprios usuários. Nestes arquivos, as pessoas disponibilizam listas e seleções de músicas ou simplesmente falam e expõem suas opiniões sobre os mais diversos assuntos, como política ou o capítulo da novela. Pense no podcast como um blog, só que ao invés de escrever, as pessoas falam.

Podendo ser ouvidos a qualquer hora, os podcasts criam uma espécie de radio virtual direcionada para assuntos específicos, ou seja, de acordo com as características de cada ouvinte. Além do mais, esses arquivos podem ser escutados perfeitamente em um player portátil.

Como surgiu o termo?

O termo Podcast é uma junção das palavras iPod e broadcast (transmissão via rádio), e surgiu em 2004. Os créditos do conceito deste termo são atribuídos ao ex-VJ da MTV Adam Curry, que criou o Como ouvir seus podcasts preferidos.primeiro agregador de podcasts e disponibilizou o código na Internet para que outros programadores pudessem aperfeiçoar e utilizar.

Como ouvir

Alguns programas como o iTunes ou o Primetime Podcast Receiver possibilitam que o usuário reColoque a boca no trombone! :Dceba todas as atualizações de podcasts sobre os assuntos pré-selecionado por ele, funcionando como um feed RSS.

Como criar seu próprio podcast

Se você não gosta só de ouvir e também quer expor suas opiniões, existem programas o quais permitem a criação de rádios e podcasts, como o PodOmatic. Com este plugin para o Winamp você pode criar e publicar quantos podcasts quiser, sobre os mais variados assuntos. É só soltar a imaginação e a voz.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!