Por que manter os programas de seu computador atualizados

3 min de leitura
Imagem de: Por que manter os programas de seu computador atualizados

Manter nossos computadores seguros, atualmente, pode ser uma tarefa árdua se você não sabe por onde começar. Mas não se preocupe, estamos aqui para lhe dar uma mãozinha.

Uma dica muito útil é manter os programas instalados em seu computador sempre atualizados (ou mesmo desinstalar aqueles programas que você instalou e esqueceu-se da existência), pois muitas atualizações contêm melhorias na segurança do programa, entre outros benefícios.

Pode ser que às vezes você se depare com duas versões diferentes do mesmo software instaladas em seu computador. Tal fato pode apresentar algumas explicações, dentre elas: o programa atualizado precisa de arquivos da versão anterior para funcionar e ao ser instalado não remove a outra versão; a versão atualizada não detectou a antiga e não necessita dela, ou seja, a versão antiga só está ocupando espaço no computador.

Em ambos os casos é meio difícil saber se existe essa co-relação entre as versões ou não, portanto, na dúvida o melhor que se faz é criar um ponto de restauração antes de desinstalar (ou mesmo instalar) qualquer programa, pois caso ele deixe de funcionar, basta restaurar e tudo volta a ser como era antes.

Mas... como saber se eles estão atualizados ou não?

A maneira mais fácil para se saber isso é fazer o seu login (“Entrar”) no Baixaki (canto superior direito do site), e clicar em “Meu Baixaki”. Caso ainda não tenha um login basta clicar em “Cadastre-se”, preencher seus dados, e pronto. Carregada a página, aparecerá uma lista com os programas que você baixou que estão desatualizados. Uma vez sabendo quais estão desatualizados clique em “Atualizar” para ser direcionado à página do programa.

bxk

Eu baixei um programa quando ainda não tinha um usuário Baixaki, e agora?

É simples. Primeiramente, digite o nome do programa no campo de busca do Baixaki para saber qual a versão mais recente. Em seguida, vá em “Adicionar ou remover programas” dentro de “Painel de controle”, veja qual a versão instalada no seu computador e compare com o resultado da busca no Baixaki, se a versão instalada for inferior, faça o download o quanto antes!

Outra opção, muito mais limitada, para saber sobre a atualização de alguns programas famosos é o Secunia OSI.

Secunia Online Software Inspector (OSI)

O Secunia OSI (Verificador Online de Softwares) é um programa desenvolvido em Java que realiza uma varredura no seu computador procurando por programas de empresas famosas como Adobe, Apple, Microsoft etc. Depois de concluída a verificação, o Secunia OSI indica quais programas estão desatualizados e oferece o link para o download da atualização necessário.

Usando o Secunia OSI.

Primeiramente acesse o site, depois, clique no quadrado vermelho escrito Start Scanner (Iniciar Varredura).

s1

Na tela seguinte, antes de clicar em Start você pode querer marcar a caixa Enable thorough system inspection (Habilitar inspeção completa do sistema), pois ela possibilita que o Secunia OSI procure por programas instalados fora da pasta “Arquivos de programas” (muitos são instalados diretamente em “C:\”, por exemplo).

s3

Após clicar em Start você deve esperar alguns segundos para obter os resultados (caso tenha habilitado a opção de varredura completa o processo poderá demorar mais). Os programas desatualizados aparecerão em vermelho com seus respectivos links para atualização.

s2

Apesar de ser rápido e prático o Secunia OSI procura por pouquíssimos programas, o que faz com que a pesquisa do Baixaki seja muito melhor, pois além de mais rápida, ela mostra os links para atualização de todos os programas baixados por você no site.

Outra dica

Há muitos programas que não necessitam serem atualizados durante vários meses, já outros como os anti-vírus, recebem atualizações diárias do seu banco de dados. Portanto, uma dica quente é sempre manter seu anti-vírus atualizado e usá-lo em todos os arquivos que forem baixados, pois assim você garante que seu computador esteja sempre “saudável” e evita dores de cabeça relacionadas à consertos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.