Máquina 3D escaneia rostos em menos de 1,4 segundos

1 min de leitura
Imagem de: Máquina 3D escaneia rostos em menos de 1,4 segundos

A modelagem 3D de rostos humanos é uma tarefa complicada, minuciosa e, muitas vezes, imperfeita. Os scanners normais levam muito tempo para adquirir imagens precisas e, no processo, as pessoas tendem a se mover, estragando o resultado.

A 3D3, no entanto, apresentou na Vancouver Siggraph Exhibition um equipamento capaz de produzir modelos 3D escaneados de rostos em apenas 0,2 segundos, e modelos texturizados com a imagem do próprio rosto do usuário em menos de 1,4 segundos.

Como nota o editor do Engadget, Darren Murph, o equipamento é composto por uma câmera DSLR da Canon (usada unicamente para capturar texturas), um projetor e uma câmera secundária.

Imagem escaneada com e sem textura. (Fonte da imagem: Divulgação/3D3)

A utilização primária do sistema é voltada à medicina e ao entretenimento. Vários jogos já contam com interpretação de grandes nomes de outras indústrias, e sistemas de captura de movimento são utilizados para dar uma interação melhor entre os personagens de jogos e filmes.

Bons exemplos jogos que utilizam a tecnologia de motion capture são L.A. Noire e Heavenly Sword. No caso de filmes, animações como "O Espanta Tubarões" e "O Expresso Polar" são exemplos de uso em que os rostos dos atores foram utilizados para fazer moldes dos personagens animados. Em ambos os casos, o tempo de produção e qualidade do produto final serão melhorados com o uso da nova tecnologia.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.