Empresas se unem para produzirem padrão único de óculos 3D

1 min de leitura
Imagem de: Empresas se unem para produzirem padrão único de óculos 3D

(Fonte da imagem: Panasonic)

Na última segunda-feira (8 de agosto), a Panasonic, Sony, Samsung e Xpand 3D anunciaram que estão trabalhando juntas para criar um novo padrão de óculos para televisores 3D. A novidade, batizada como “Iniciativa dos Óculos Full HD 3D” tem como objetivo fabricar dispositivos capazes de trabalharem junto aos aparelhos de todas as companhias.

Atualmente, cada empresa possui um padrão próprio de acessório, que só funcionam junto a televisores da mesma marca. Com a iniciativa, esse problema deve ser resolvido, permitindo que os consumidores usem os mesmo óculos 3D para assistir à programação em qualquer aparelho.

Mais conforto para os consumidores

A uniformização do padrão vai unir os quatro protocolos utilizados pelas fabricantes, o que significa que os novos óculos serão capazes de trabalhar sem problemas com displays mais antigos. A tecnologia escolhida para a padronização é a dos dispositivos que atuam de maneira ativa, que exigem o uso de baterias para funcionar corretamente.

Apesar de facilitar a vida dos consumidores, a opção por esse tipo de tecnologia significa que será preciso pagar um pouco mais pelos acessórios. Isso se deve aos custos mais elevados da tecnologia que reproduz o 3D de forma ativa, que não possui nenhuma vantagem comprovada em relação à tecnologia que atua de forma passiva. A expectativa é que os primeiros óculos universais comecem a chegar ao mercado em algum momento de 2012.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.