Japoneses inventam simulador de corte de cabelo

1 min de leitura
Imagem de: Japoneses inventam simulador de corte de cabelo

Um grupo do Tokyo Institute of Technology vem desenvolvendo um programa simulador de cortes de cabelo chamado Air Hair, que tem como propósito fazer com que estudantes ou cabeleireiros principiantes pratiquem os cortes em um ambiente virtual, sem chances de causar um "desastre capilar".

O Air Hair é, basicamente, uma tesoura com um motor acoplado, o que gera uma resistência a cada movimento. A cabeça de um manequim serve como referência para o estudante, que deve observar atentamente uma tela em que está a projeção do cabelo virtual.

Quando a tesoura aparece em vermelho na tela, significa que ela não está em contato com o cabelo. Já se ela é indicada pela cor preta, significa que há cabelo, e a sensação do corte é replicada na mão do estudante, segundo Yusuke Nagai, do Tokyo Institute of Technology.

O manequim pode ser girado em 360°, e o tipo de cabelo muda de estilo a qualquer momento. Além de servir para cabeleireiros aspirantes, pode vir a ser um jogo para crianças, de acordo com os desenvolvedores. Eles também afirmam que ainda precisam aprimorar o sistema do Air Hair.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.