Android é ameaçado por novo malware capaz de gravar conversas

1 min de leitura
Imagem de: Android é ameaçado por novo malware capaz de gravar conversas

Com o crescimento exponencial das vendas de celulares rodando o sistema operacional Android, novas ameaças aparecem diariamente para tentar explorar os usuários. O mais novo malware encontrado é também inovador nesse sentido.

Segundo a empresa de segurança CA, foi localizado um trojan que é capaz de gravar conversas inteiras dos usuários e enviá-las para um servidor remoto, no qual os criminosos podem ouvir o arquivo gravado. Além da conversa, também são repassados detalhes sobre a ligação.

(Fonte da imagem: CA Security)

O funcionamento da ameaça é bastante simples. Depois de o usuário baixar o aplicativo para o celular, durante a instalação, o malware pedirá as permissões necessárias para efetuar a gravação. Por isso é cada vez mais importante ler os avisos durante a instalação e não instalar programas que requeiram acessos incoerentes com sua funcionalidade.

Caso isso passe desapercebido pelo usuário, o aplicativo então cria um arquivo com as configurações necessárias para o envio das gravações. Assim, cada vez que o usuário efetue ou receba uma ligação, ela será gravada em um arquivo AMR na memória externa e depois enviada para os criminosos.

Finalmente, é importante ressaltar a necessidade de se tomar cuidado com as instalações de aplicativos menos conhecidos no Android. Medidas lógicas simples, como a comparação das funções e permissões requeridas, bem como a instalação de programas antivírus para preservar a integridade do sistema devem se tornar habituais a todos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.