Seleção: redes sociais, mensageiros e outros serviços reunidos em um só lugar

4 min de leitura
Imagem de: Seleção: redes sociais, mensageiros e outros serviços reunidos em um só lugar

Quem não gosta de bater um papo online? Seja com o colega de trabalho, amigo de escola ou primo de outro estado, é irresistível a tentação de trocar umas palavrinhas com aquele contato que se apresenta disponível em nossa lista — ainda mais para um povo comunicativo como o brasileiro.

Os mensageiros instantâneos, outrora considerados os preferidos para a troca de mensagens, agora também dividem a atenção dos usuários com o Twitter, Facebook, Orkut e outros. Com essa condição, responda à nossa pergunta: como não se perder em meio a tantas conversas e janelas?

Simples. Ou você inventa o seu próprio método para lidar com a situação ou confere a lista que o Tecmundo preparou com os melhores programas que juntam mensageiros, redes sociais, email e outros tipos de serviço em apenas uma interface. Boa leitura e boas conversas!

BuddyFuse

O BuddyFuse integra o Twitter e o GTalk ao Windows Live Messenger. Dessa forma, você pode usar todos os três serviços através do clássico visual do programa da Microsoft. No caso do Gtalk, a lista de contatos é importada para o Windows Live em um grupo separado de amigos, enquanto as trocas de mensagens também seguem o padrão de janelas individuais.

Em relação ao Twitter, o BuddyFuse permite apenas a postagem para a timeline do usuário. Depois de permitir a sincronização das contas, cada vez que a mensagem pessoal do Messenger for alterada o programa também a postará automaticamente com um Tweet.

Trillian

Eis aqui um dos destaques no quesito agregar sistemas de comunicação online. Combinando até 10 redes diferentes, o Trillian conta com uma interface própria, tem um servidor central, salva histórico e oferece diversos pacotes de personalização.

(Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

A vantagem do programa é que se pode acessar várias contas de mensageiros diferentes (MSN, Google Talk, Yahoo! Messenger, ICQ etc.) em um único lugar. E ele não para por aí — Facebook, Twitter, MySpace e outras redes sociais também se integram a esta poderosa plataforma.

Mesmo com tantos recursos, o Trillian ainda é um aplicativo bastante leve. Ele deixa, com certeza, o processamento da máquina bem mais rápido do que o que aconteceria se todas as tarefas estivessem rodando separadas em seus respectivos programas e navegadores.

MultiMi

O nome desse programa já revela o quão versátil ele é. MultiMi é capaz de unir uma quantidade enorme de funções (contas de email, chat, álbuns virtuais, agenda, multimídia etc.) em uma única aplicação.

Graças a um sistema que exibe as informações em categoria, o MultiMi pode substituir vários encargos de um navegador convencional — principalmente por integrar redes sociais e contas simultâneas de email (incluindo Gmail, Hotmail e Yahoo!).

(Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

Esse tudo-em-um ainda suporta serviços como Picasa, Flickr, YouTube e Box.net, o que o transforma em um verdadeiro centro de comunicação. No entanto, dependendo da configuração que você tiver no computador, trabalhar com inúmeros aplicativos ao mesmo tempo pode causar lentidão no sistema.

LiveGo

Apesar de não ter tantas atividades reunidas em uma só interface como o MultiMi, o LiveGo é bastante elogiado — em muito devido à facilidade de uso — por usuários que querem conversar via Orkut, Facebook e MSN sem deixar de acompanhar os emails e novidades do Twitter.

Com um ícone destinado a cada rede social ou serviço, torna-se bastante prático acompanhar o conteúdo recente (há ainda alertas com o número de interações inéditas). Na lista de contatos para chat, cada amigo é identificado com uma figura da sua respectiva rede.

(Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

Digsby

Assim como os outros programas citados acima, o Digsby é um comunicador multiprotocolo que traz chat, email e redes sociais em conjunto. O maior destaque do aplicativo fica por conta dos alertas separados por serviço, que permitem acesso às mensagens via Área de trabalho.

Da mesma forma, as respostas podem ser enviadas sem a necessidade de se iniciar um navegador. Outro fator interessante é a opção “Global Status”, que envia a mesma atualização para múltiplos canais ao mesmo tempo.

Yoono Desktop

O Yoono Desktop é indicado para a velha guarda, que prefere acompanhar as interações em um esquema parecido com uma caixa de entrada de emails. Também conta com sistema de alerta e suporta as principais redes e mensageiros instantâneos — não inclui, no entanto, o Orkut e contas de email.

MSN Messenger 2011

Não podíamos nos esquecer do mais famoso software de troca de mensagens do Brasil. Em sua versão de 2011, o MSN Messenger também é um centro multimídia integrado, comportando redes sociais, vídeos, galerias e chat com vídeo em alta-definição.

Contudo, o que chateia os usuários do programa da Microsoft é a incompatibilidade do Messenger 2011 com o Windows XP, assim como alguns problemas relacionados ao Messenger Plus! (travamentos e falhas de algumas funções) e a incapacidade de se conectar ao Gmail ou outras contas de email concorrentes.

(Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

Mesmo assim, quem usa o aplicativo está diante da tradição e confiabilidade que já duram mais de 10 anos e conquistaram mais de 300 milhões de usuários pelo mundo.

...

Muita gente costuma dizer que prefere acessar uma coisa de cada vez e considera programas que agregam diversas funções algo supérfluo. Mas, muitas vezes, essas são afirmações feitas sem que as pessoas nem tenham dado uma chance a uma ferramenta do tipo.

E você, já se rendeu aos encantos e facilidades dos agregadores de comunicação? Fale sobre os seus hábitos e não se esqueça de dizer se esquecemos de colocar o seu programa favorito na seleção.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.