Tudo sobre freqüências e equalizadores nos players de áudio

2 min de leitura
Imagem de: Tudo sobre freqüências e equalizadores nos players de áudio

125Hz, 16KHz, 500Hz? Aposto que já deve ter notado estes números em diversos equalizadores de aparelhos de som e até em players de mídia no computador. No entanto, quase ninguém sabe o que cada um dos controladores muda realmente no áudio que se ouve.

Mas todo mundo sabe que, de algum modo, ele altera as freqüências de graves, médios e agudos, certo? Neste pequeno artigo vamos falar um pouco dessas freqüências, e de como mexer nos principais player de mídia atuais nestes aspecto.

Freqüências

Em quase todos os casos, as freqüências principais de um player ou aparelho de som são divididas em dez faixas de regulagem. Elas referem-se ao nível de graves, médios e agudos nas músicas, enfatizando cada uma das freqüências de acordo com a preferência do usuário. Confira abaixo as principais divisões que encontramos nos players.
Um exemplo do uso das frequências.

  • Faixa de 16 Khz: Agudos super delicados.

  • Faixa de 8 Khz: Agudos comuns.

  • Faixa de 4 Khz: Agudos estridentes.

  • Faixa de 2 Khz: Médios.

  • Faixa de 1 Khz: Médios.

  • Faixa de 500 Hz: Médio-graves.

  • Faixa de 250 Hz: Médio-graves.

  • Faixa de 125 Hz: Graves normais.

  • Faixa de 64 Hz: Sub graves.

  • Faixa de 32 Hz: Sub graves extremos.

Como mudá-las

Agora que você já sabe o que as principais freqüências alteram no som que você ouve, vamos ao próximo passo, que é encontrar os equalizadores nos principais players de mídia atuais. Este explicação  é importante pelo fato de muitos deles parecerem um pouco escondidos dentro dos aplicativos.

Windows Media Player

Encontrar as opções de aprimoramento do Windows Media Player pode ser um pouco mais chato do que parece, já que o player não conta com um botão intuitivo que leve diretamente à função de equalização. Para encontrá-la, siga os seguintes passos:

1.    Acesse a opção “Aprimoramentos”, selecionando “Mostrar Aprimoramentos”.

2.    Clique para mudar as opções de aprimoramento até encontrar o equalizador.

Agora você pode mudar as freqüências do Windows Media Player da maneira que quiser. Caso queira colocar as opções pré-estabelecidas do aplicativo, basta clicar na palavra Padrão. Assim, você pode escolher configurações prontas para vários ritmos musicais.

Winamp

Da mesma forma que o Windows Media Player, o Winamp também não conta com um botão que leve diretamente ao seu equalizador. No entanto, um único clique é capaz de ativá-lo. Basta acessar a opção “View”, clicando em “Equalizer” logo em seguida.

Para acessar as equalizações pré-estabelecidas pelo aplicativo, basta clicar no botão “PRESETS”, localizado no canto da janela do equalizador. Depois, acesse Load >>> Preset... para encontrar as equalizações padrão do Winamp.

Conclusão

Estas dicas visam melhorar um pouco o conhecimento do usuário comum na questão da equalização dos programas que usa, permitindo que você deixe o som de suas músicas de um modo mais agradável, sabendo alterar graves, médios e agudos. Praticamente todos os players de mídia atuais contém essa função, basta você procurar bem e começar a fazer as mudanças no seu som!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.