Seleção: Os melhores jogos de guerra! [vídeo]

6 min de leitura
Imagem de: Seleção: Os melhores jogos de guerra! [vídeo]

Por mais que seja um dos eventos mais terríveis para a sociedade como um todo, guerras são um dos temas mais tradicionalmente associados a diversas formas de entretenimento, desde filmes até livros e jogos.

Porém, o que interessa para os viciados em games não é a abordagem dramática, mas a maneira com que a ação é trabalhada. Jogos de guerra são tradicionalmente intensos do início ao fim, mantendo o jogador no limite de seus reflexos (no caso de desafios de tiro) e exercitando ao máximo sua imaginação e seu pensamento lógico (quando se trata de estratégia).

Para satisfazer os gostos dos viciados por essa temática, o Baixaki traz esta seleção de alguns dos melhores games que levam os jogadores para o front de batalha. Prepare-se e embarque em alguns dos maiores conflitos que você já viu!

A maior guerra de todos os tempos

O conflito mais importante da história da humanidade foi a Segunda Guerra Mundial. Sua importância lhe garantiu uma posição extremamente relevante na cultura popular, e dezenas de jogos foram e continuam sendo desenvolvidos inspirados por ela.

Call of Duty: World at War.

Alguns dos mais célebres desta lista incluem títulos da série Call of Duty, sucesso desde 2003. Em 2005 e 2006, foram lançados Call of Duty 2 e 3, respectivamente, sempre com apelo cinematográfico e realista. World at War, de 2008, retomou as origens da franquia e foi um dos melhores jogos daquele ano.

Geralmente, games de estratégia fazem mais do que abordar um conflito histórico ou fictício: dependem profundamente do combate em massa para trazer algo interessante aos jogadores. Ainda na Segunda Guerra Mundial, um excelente exemplo é Company of Heroes, que inovou com seu estilo e foi um sucesso estrondoso de crítica e vendas.

Company of Heroes.

Medal of Honor é, simplesmente, uma das melhores franquias de jogos FPS de todos os tempos, e tem várias instâncias com os conflitos da Segunda Grande Guerra como tema. No Baixaki, você encontra as versões de demonstração de Pacific Assault e Airborne para download. Outro game famoso é o estratégico e inteligente Brothers in Arms, que inovou com seu foco em trabalho de equipe.

Battlestations também merece menção. Há dois títulos até hoje: Midway, que se passa todo em alto-mar, e Pacific, a sequência ambientada na Guerra do Pacífico, entre 1942 e 1945. Já Rise of Nations: Rise of Legends é ambientado por cidades cercadas, desertos escaldantes e planícies de gelo com criaturas místicas, máquinas impossíveis e atos mágicos maravilhosos.

Heroes in the Sky tem foco exclusivo nas batalhas aéreas do conflito entre Aliados e Eixo. Você enfrenta outros jogadores ou luta ao lado deles, sempre atirando enquanto vê o mundo em uma perspectiva em terceira pessoa. É possível jogar sozinho ou contra outros gamers em batalhas historicamente famosas.

Combat Wings é também um excelente jogo com ênfase nos combates aéreos. O jogo representa, com altos traços de fidelidade, esta época onde batalhas no ar e no mar eram intensas e incessantes.

Conflitos históricos, futuristas e fictícios

Muito antes do século XX, a humanidade já travava diversas batalhas. Alguns desses combates são trazidos por games que abordam o passado. Os maiores exemplos são, sem sombra de dúvida, os títulos da série Age of Empires.

Guerrear contra inimigos faz parte de todo o processo nada simples de levar um povo desde o amanhecer da humanidade até a Era Espacial. Nem sempre é possível coexistir pacificamente, a fim de construir um império invencível. Por isso, Civilization V não pode ficar de fora desta lista.

Battlefield 2142.

Battlefield se apresenta na lista com títulos focados em grandes mapas, trabalho em equipe e artilharia pesada. A série já abordou diferentes conflitos, desde a Segunda Guerra Mundial até o Vietnã, mas também conta com títulos mais futuristas, como o Battlefield 2142. Recentemente, foi lançado o Battlefield Play4Free, versão gratuita da franquia.

Outra franquia relevante é Total War, com títulos que envolvem várias épocas da humanidade e conflitos, como na Roma Antiga e na Era Medieval. Shogun 2 é o mais recente e leva o jogador aos campos de batalha que mancharam o Japão Feudal com o sangue de combatentes em uma guerra interminável.

Total War.

Em ArmA 2, junto ao esquadrão Razor Team, você deve acabar com a Guerra Civil que acontece em Chernarus, país fictício da antiga União Soviética, em missões, cenários e mecânicas extremamente realistas. Desde junho de 2011, uma versão limitada do game está disponível gratuitamente.

Starsiege: Tribes é um excelente jogo, agora completamente gratuito. Já para aqueles que preferem a complexidade de um bom jogo de estratégia, o consagrado StarCraft, um dos maiores clássicos de todos os tempos, não vai decepcionar.

Melhor ainda é StarCraft II, cuja versão Starter Edition é gratuita. Assim, os fãs da série têm mais uma opção para mostrar suas estratégias de guerra interestelar, e quem ainda não conhece tem a oportunidade de saber mais sobre este nostálgico game.

A franquia Command & Conquer traz alguns dos melhores títulos disponíveis de estratégia em tempo real. O primeiro jogo da série, disponível gratuitamente, marcou época e praticamente redefiniu seu gênero.

A franquia se dividiu em três, produzindo também os excelentes títulos das séries Red Alert e Generals. O padrão de qualidade dos games Command & Conquer nunca diminuiu, garantindo excelência técnica e diversão desde os primeiros títulos até os mais recentes.

Combate além das estrelas

Indo um pouco mais longe, mais de 40 mil anos no futuro, estão os games da série Dawn of War, baseadas no jogo de estratégia Warhammer 40,000. Space Marine é o mais recente título dessa franquia, famosa por levar muita ação, sangue e tiroteios para o PC. Você pode ter certeza de que conflitos frenéticos, armas devastadoras e pancadaria em larga escala não faltam aqui.

Warhammer.

Outros títulos também apresentam o mesmo tipo de ambientação fantástica. Recentemente, foi lançada uma versão gratuita de World of Warcraft, a qual permite que você jogue sem pagar nada até o nível 20. Apesar de algumas limitações, certamente é ótima para quem quer conhecer esse viciante mundo.

Guerreando em nossa realidade

Infelizmente, as guerras não se restringem ao passado ou a um futuro distante. Hoje em dia, convivemos com conflitos entre nações, o que garante que também sejam produzidos games e filmes sobre desavenças atuais.

Call of Duty e Full Spectrum Warrior.

Modern Warfare, o quarto título da série Call of Duty, é um grande jogo que representa um conflito fictício — porém assustadoramente plausível — no qual terroristas conseguem adquirir armamento nuclear e se tornam uma ameaça global.

Lançado em 2007, marcou a mudança do foco da franquia da Segunda Guerra Mundial para ares mais modernos: as trincheiras deram espaço ao combate tático dos exércitos modernos e à luta contra o terrorismo. Mesmo assim, a qualidade se manteve a mesma.

Um excelente game para simular o combate moderno da maneira mais realista possível é o famoso America´s Army, criado com patrocínio do governo dos Estados Unidos. Full Spectrum Warrior é outra boa dica, pois dá um enfoque mais estratégico e foi produzido tendo em mente o treinamento dos soldados do exército americano. O seu sucesso foi tanto que, com patrocínio federal, o game foi lançado gratuitamente para o mundo inteiro.

Guerra divertida, por que não?

Quem se cansou da atmosfera pesada de jogos mais realistas, que traduzem as guerras mais violentas da história da humanidade, também pode lutar sem medo de se divertir: a cômica série Worms garante que combates explosivos serão divertidos e agradáveis para jogadores de todas as idades, colocando simpáticas minhocas como combatentes em uma explosiva batalha que conta com armamentos esquisitos, como as ovelhas-bomba voadoras.

.....

Esses são, sem dúvida, alguns dos melhores jogos de guerra da atualidade. Com níveis de complexidade variados e diversos gêneros, pelo menos uma das opções deve agradar até mesmo os jogadores mais exigentes. Quem estiver disposto a se alistar nesses exércitos virtuais e lutar pela sua diversão certamente vai encontrar, entre excelentes títulos, grandes batalhas que vão desafiar todas suas capacidades.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.