Como esconder seu email dos aplicativos do Facebook

Não está seguro sobre divulgar seu email para todos os apps do Facebook? Aprenda a manter seu endereço salvo de possíveis spam e mensagens maliciosas.
  • Visualizações8.450 visualizações
Por Jonathan D. Machado em 24 de Julho de 2011

Além da possibilidade de manter o contato com centenas de amigos, a maior rede social do mundo também trouxe outras funcionalidades que agradam a muitos, entre elas, os aplicativos web. Com os chamados “apps”, você pode usar as mesmas credenciais do Facebook para utilizar uma variedade imensa de programas que rodam direto do browser, como jogos, editores de imagem e muito mais.

Porém, utilizar um desses aplicativos implica em permitir que programas de terceiros tenham acesso a seus dados, como a lista de amigos e, dependendo do caso, o seu endereço de email.

Apesar de parecer inofensivo, disponibilizar o seu correio eletrônico para um aplicativo estranho pode não ser boa ideia, já que muitos deles a utilizam para encher sua caixa de entrada com mensagens de spam e propagandas.

O Baixaki/Tecmundo preparou esse tutorial que vai ajudar você a manter esses programas longe do seu endereço de email, preservando a “limpeza” da sua caixa de entrada. Confira!

Pré-requisitos

- Conta ativa no Facebook

Faça você mesmo

O que nós vamos fazer é “enganar” um novo aplicativo que você está adicionando, fornecendo um email alternativo na hora de permitir o cadastro. Dessa forma, as possíveis mensagens que esse aplicativo enviar não vão para a sua conta principal, mas sim para um email falso que o Facebook disponibiliza justamente para esse fim.

Primeiramente, entre na página do aplicativo que gostaria de adicionar, pode ser qualquer um. Para esse exemplo nós vamos utilizar o CityVille.

Como esconder seu email dos aplicativos do Facebook

Clique no botão “Go to App” e o aplicativo vai mostrar a janela em que você deve fornecer as devidas permissões antes de adicioná-lo.

Como esconder seu email dos aplicativos do Facebook

Na parte de cima, o Facebook está informando que o CityVille terá acesso às suas informações básicas (“Access my basic informaition”), como o seu nome, foto do perfil, lista de amigos e outras mais.

Logo abaixo, na área “Send me email”, está listado qual o endereço de correio eletrônico que ele vai utilizar. Clique em “Change” para alterá-lo.

Como esconder seu email dos aplicativos do Facebook

Agora, escolha o endereço anônimo que o Facebook fornece (xxxx@proxymail.facebook.com) e clique em “Allow”, na parte de baixo.

Como esconder seu email dos aplicativos do Facebook

Pronto! O aplicativo foi adicionado à sua lista, mas ele não sabe o seu endereço para enviar emails de propaganda ou para qualquer outro fim. Quanto aos aplicativos que já foram adicionados anteriormente, não há meios de mudar o email de contato pela janela do Facebook, mas você ainda pode excluí-los da sua lista clicando no “X” que aparece ao lado deles.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!