A barra de ferramentas Ask.com é um vírus?

2 min de leitura
Imagem de: A barra de ferramentas Ask.com é um vírus?

(Fonte da imagem: Ask.com)

Ao realizar o download e instalação de um programa, nada mais irritante do que ver que o pacote baixado adiciona recursos indesejáveis ao computador. Entre os casos mais frequentes está a barra de ferramentas Ask.com, que altera tanto o visual do navegador utilizado pelo usuário como modifica o sistema de busca padrão do programa.

Baseado em uma pergunta feita pelo usuário Abigor em nosso Tira-Dúvidas, o Tecmundo decidiu esclarecer o funcionamento desse recurso. Confira abaixo todas as informações sobre a barra de ferramentas e o porquê dela ser utilizada por tantos softwares diferentes.

É um vírus?

(Fonte da imagem: Ask.com)O primeiro ponto que deve ficar claro é que o produto construído pelo Ask.com não se trata de um vírus. Ou seja, em nenhum momento a segurança do computador é prejudicada devido à instalação de qualquer recurso produzido pela empresa.

A impressão de que se trata de um vírus ocorre devido a algumas características do software, como a mudança no sistema de busca. Porém, nada disso é feito sem o conhecimento do usuário, que durante a instalação dos programas é avisado sobre as alterações realizadas e pode optar pela não inclusão da barra de tarefas.

Da mesma forma, o usuário tem liberdade total para remover o recurso a qualquer hora, sem que isso implique no funcionamento do programa que trouxe o software. O que atrapalha nesse sentido é o fato de os passos necessários para isso ficarem de certa forma escondidos na página do aplicativo.

O que a Ask.com toolbar faz?

Entre os recursos disponíveis através da barra de ferramentas estão pesquisa de textos e imagens através do navegador, dicionários online, notícias relacionadas a diferentes assuntos e uma grande variedade de widgets. Outras opções incluem previsão do tempo, feeds RSS e ATOM e outros serviços relacionados.

(Fonte da imagem: Ask.com)

Ao contrário das barras de ferramenta do Google ou do Yahoo!, por exemplo, a Ask.com Toolbar muitas vezes apresenta conteúdo complementares baseados nos programas parceiros. Entre os softwares que se destacam nesse quesito estão jogos sociais, que mostram ao usuário ofertas exclusivas através do aplicativo presente no navegador.

Por que o recurso vem em tantos programas?

O principal motivo para a grande popularidade do Ask.com entre os desenvolvedores de programas é dinheiro. Como a maioria dos softwares não possuem público o suficiente para justificar cobranças, os responsáveis decidem usar recursos alternativos para lucrar em cima do software construído.

A barra de ferramentas surge como uma das alternativas mais atrativas por representar um ganho imediato. Além disso, os softwares parceiros ganham destaque nas buscas realizadas através do Ask.com, representando vantagens para as duas partes envolvidas. Tal apoio mútuo garante o sustento financeiro de ambos os lados e garante o estímulo necessário para o desenvolvimento de mais programas.

Tal recurso pode ser considerado ilegal?

Apesar de irritar bastante a vários usuários e modificar várias configurações do computador, não há nenhuma característica da Ask.com Toolbar que possa classificá-la como ilegal. Isso se deve ao fato de que todos os recursos disponíveis no software podem ser retirados a qualquer momento pelo usuário, mesmo que o processo para que isso ocorra nem sempre fique claro.

(Fonte da imagem: Ask.com)

Como a desinstalação normal não remove todos os recursos da barra de tarefas (incluindo a mudança do sistema de buscas padrão do navegador), cabe ao usuário procurar no site do desenvolvedor os meios necessários para resolver tal limitação. Informações estas que estão disponíveis, embora nem sempre de forma muito clara.

Assim, a barra de tarefas é condizente com as leis que controlam o mundo dos softwares. Porém, sofre com uma desinstalação mal planejada, que muitas vezes irrita os usuários por deixar na máquina recursos indesejados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.