Review: NET NOW Streaming

4 min de leitura
Imagem de: Review: NET NOW Streaming

A transmissão de conteúdo digital está se tornando cada vez mais uma realidade nos lares brasileiros. Com conexões de banda larga a preços mais baixos e velocidades maiores, muitos usuários já integraram à sua rotina a comodidade de escolher o tipo de conteúdo que desejam assistir e apenas aguardar o download para conferir na tela da TV o programa desejado.

A crescente demanda fez com que até mesmo a gigante NetFlix, líder de mercado do segmento nos Estados Unidos, anunciasse a sua expansão para 41 países, incluindo o Brasil. Ainda não há data oficial para a estreia do serviço contudo, quando ele chegar por aqui já encontrará ao menos um concorrente no mercado.

Desde o mês do abril, os usuários da NET da cidade de São Paulo e algumas outras localidades, assinantes dos pacotes NET HD e NET HD MAX, têm acesso liberado ao NET NOW Streaming, serviço da operadora que disponibiliza diversos tipos de conteúdos, pagos e gratuitos, para os clientes da operadora.

O Tecmundo testou as principais funcionalidades do serviço oferecido pela NET, disponível em Curitiba, e apresenta agora os principais pontos positivos e negativos da do NET NOW Streaming. Vale ressaltar que o sistema ainda está operando em fase Beta e, por conta disso, melhorias e modificações podem ser feitas a qualquer momento.

Aprovado

(Fonte da imagem: Fox)

Interface e organização de conteúdo

A primeira impressão que o usuário tem com o menu de navegação do NET NOW Streaming é bastante positiva. O menu lista de forma clara as opções disponíveis e, ao se aprofundar em cada um dos itens, são exibidas de maneira objetiva a descrição do item, bem como o preço e as datas disponíveis a partir da compra.

O acesso a qualquer item da programação pode ser feito via controle remoto e as informações de como navegar ao longo do menu são diretas. Enquanto você assiste a um conteúdo, é possível pausar a imagem e retornar do mesmo ponto em que parou quando bem entender.

Sinal de transmissão de qualidade

Transferência de dados em vídeo via streaming ainda é um dos tipos de transmissão que mais requerem velocidade de banda. Quando falamos de um conteúdo que, teoricamente, precisa ser transmitido em tempo real, os requerimentos mínimos para um bom desempenho passam a ser de fundamental importância.

Em nossos testes, em nenhum momento a conexão ou a transmissão de imagens apresentou problemas. Se no menu de seleção, em alguns momentos, pode haver um tempo pequeno de carregamento, durante a exibição dos vídeos o sinal é estável e sem interrupções, garantindo uma experiência agradável para o usuário.

Variedade de conteúdo

Nem só filmes e documentários estão disponíveis para os clientes da NET. No NOW Streaming é possível encontrar shows, conteúdo adulto, programas de TV e até mesmo karaokê. A quantidade de opções é limitada, entretanto a variedade de itens é ampla, permitindo que o usuário possa sempre encontrar um estilo de programação ao seu agrado.

Além de o karaokê contar com um número restrito de músicas, cerca de 50, a falta de interatividade, como pontuação pela interpretação de cada uma delas, faz com que ele se torne uma mera exibição de textos na tela. Se por um lado é uma alternativa divertida e que pode ser mais bem explorada no futuro, por outro ainda carece de maior atenção e cuidado por parte dos programadores.

Reprovado

(Fonte da imagem: NET / Reprodução)

Preços de lançamentos

Embora a sincronia com alguns dos principais lançamentos em home vídeo seja, de fato, um grande atrativo, praticar preços similares ou até mais altos do que o que é cobrado pelas locadoras de vídeo não parece ser um bom atrativo.

Pela locação digital de um filme por 48 horas, o usuário poderá pagar até R$ 9,90, valor de locação da animação “Rio”, por exemplo, um dos lançamentos disponíveis. Embora a comodidade seja o maior diferencial, já que não é preciso esperar pelo download, ainda assim o preço é alto para um serviço que, em tese, não tem um alto custo para a operadora.

Pouco conteúdo gratuito

As funcionalidades do NET NOW Streaming ainda estão em fase inicial de implantação. Entretanto, embora exista um grande potencial para o serviço, ainda há pouco conteúdo gratuito, sendo suficiente apenas para que o cliente conheça a novidade, mas não se torne um usuário assíduo do serviço.

O destaque fica por conta do grande número de documentários da BBC, disponibilizado gratuitamente. Além disso, há alguns shows, liberados em períodos limitados, e conteúdo HD de diversos canais com livre acesso. A tendência, obviamente, é que outras novidades sejam liberadas para os usuários, contudo a oferta ainda é limitada.

Vale a pena

Oferecendo ao usuário recursos diferenciados e uma transmissão de vídeo estável, o NET NOW Streaming se mostra uma aposta de grande potencial e que tem tudo para agradar aos usuários do sistema. Entretanto, disponível ainda em fase Beta, há muitas melhorias a serem feitas.

Os dois principais pontos que podem incomodar os usuários dizem respeito à quantidade de conteúdo, ainda bastante limitada, e aos preços praticados nos títulos que são lançamentos, R$ 9,90 para locação por apenas dois dias.

Entretanto, ainda há assim a opções divertidas, como o karaokê, e uma grande variedade de tipos de conteúdo, ainda que dentro de cada um dos itens as opções sejam reduzidas. Com transmissão de qualidade e sinal sem interrupções, o NET NOW Streaming desponta como uma grande tendência para o futuro das transmissões de conteúdo no país.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.