Atlantis deixa Terra em último voo de ônibus espaciais dos EUA

1 min de leitura
Imagem de: Atlantis deixa Terra em último voo de ônibus espaciais dos EUA

(Fonte da imagem: Divulgação/NASA)
Reuters. Por Irene Klotz - A espaçonave Atlantis decolou com sucesso nesta sexta-feira para a 135a e última viagem dos 30 anos do programa de ônibus espaciais dos Estados Unidos.

Cerca de 1 milhão de pessoas ocuparam estradas e praias em volta do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, para observar a última decolagem do ônibus espacial que foi o símbolo máximo da Nasa nas últimas décadas.

Quase houve decepção, uma vez que o céu encoberto e a possibilidade de chuva ameaçaram adiar o lançamento da Atlantis para sua missão de 12 dias para a Estação Espacial Internacional.

Os céus limparam a tempo para a decolagem, que sofreu atraso de três minutos após um conserto rápido realizado devido a um problema técnico que surgiu no último minuto. O lançamento aconteceu às 12h29 (horário de Brasília).

Com uma tripulação de quatro astronautas, a nave leva uma carga de comida e equipamentos para a estação espacial. A previsão de chegada é no domingo.

A Nasa está encerrando seu programa de ônibus espaciais devido aos altos custos de operação.

Agora os Estados Unidos vão depender de naves russas para levar seus astronautas ao espaço, ao custo de mais de 50 milhões de dólares por assento, até que empresas privadas comecem a operar voos para a estação espacial.

A agência espacial norte-americana também planeja desenvolver espaçonaves capazes de viajar além da estação espacial.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.