Protegendo seu pendrive de malwares

2 min de leitura
Imagem de: Protegendo seu pendrive de malwares

Pendrives e outros dispositivos móveis não estão livres de vírus e outras pragas que assolam qualquer computador. Da mesma maneira que um email pode conter um perigoso vírus, por exemplo, um pendrive pode espalhar vírus e prejudicar seu computador da mesma maneira.

Hoje em dia é muito comum utilizar pendrives dada a facilidade de transporte e rapidez, já que basta conectá-lo ao computador e iniciar a transferência de arquivos. Em poucos instantes vários gigabytes de dados são gravados e ficam prontos para serem levados a qualquer lugar.

O problema é que esta facilidade é utilizada também para o mal. Malfeitores se aproveitam da identificação automática do dispositivo para criar vírus e worms que se ativam automaticamente. Basta conectar o dispositivo para colocar em risco informações pessoais e o funcionamento de um computador.

Os pendrives carregam tudo, até malwares.

O perigo via pendrive é tão grande que programas especiais para a proteção do dispositivo são desenvolvidos com freqüência. No Baixaki, você encontra diversas opções gratuitas para aumentar a proteção contra essas ameaças.

Protegendo-se

Um paredão de fogo para evitar males que vêm do pendrive.O programa mais baixado do site é o USB Firewall. Ele trabalha – como o nome sugere – como um filtro entre pendrive e computador. Assim que o dispositivo é conectado, o USB Firewall entra em ação e começa a buscar arquivos perigosos. Caso um malware seja encontrado, ele é bloqueado e você tem as opções de deletar a praga e todos os arquivos a ela relacionados ou limpar toda a partição do dispositivo portátil.

Enquanto o pendrive estiver conectado, o USB Firewall vai analisá-lo em segundo plano sem entrar em conflito com seu programa antivírus convencional.

Este protetor funciona tanto no computador como no dispositivo móvel.Outra opção muito bem vista é o Mx One Antivirus. Este é um programa que pode ser instalado tanto no seu computador como no seu pendrive. Desta maneira, você analisa dispositivos conectados ao PC e ao mesmo tempo mantém um dispositivo protegido.

As vantagens do Mx One Antivirus são a facilidade de uso e a tradução para o português, além de uma extensa compatibilidade com vários antivírus.

O ClamWin tem versão especial para pendrives.O ClamWin, que já é consagrado como uma boa opção para proteger seu computador, tem uma versão desenvolvida especialmente para proteger dispositivos móveis. Ele tem todos os recursos básicos da versão padrão do programa e pode ser acessado de um pendrive ou dispositivo móvel.

O ClamWin Portable tem interface fácil de usar, alta taxa de detecção de vírus e spywares, além de recursos adaptados para uso em dispositivos móveis.

Outra opção boa e gratuita é o FileAssassin. No entanto, vale o lembrete: ele não é um programa antivírus, ele somente deleta arquivos os quais você já sabe que são maliciosos. Pode ser útil nos casos em que é impossível  apagar arquivos infectados através de seu programa convencional. Este é um software recomendado para usuários experientes.

O Avast também tem edição especial, porém de uso limitado.Há ainda o Avast U3! Edition, a edição do Avast especial para dispositivos móveis que utilizam a tecnologia U3 USB Flash Drive. Utilizando a mesma tecnologia deste renomado antivírus, pendrives também podem ser protegidos.

No entanto, este programa só está disponível em uma versão de demonstração, a qual só é possível utilizar Durante 60 dias.

Programas antivírus que trabalham com pendrives

Além de programas específicos para proteger dispositivos móveis, diversos programas antivírus convencionais também são capacitados a interceptar esse tipo de ameaça.

Um desses programas é o AVG. Porém, ainda há alguns problemas de incompatibilidade e falsos positivos. O Avast também é capaz de detectar ameaças em pendrives, porém sofre com baixa capacidade de detecções corretas.

Há ainda o Kaspersky AntiVirus, a melhor opção para manter tanto seu computador como seu pendrive.

Mesmo que você utilize um desses antivírus, não custa nada aumentar a proteção e utilizar juntamente um programa específico para dispositivos móveis.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.