Como usar o AIDA32

3 min de leitura
Imagem de: Como usar o AIDA32

Hoje em dia alguns problemas quanto relacionados tanto a software como a hardware podem ser evitados caso os usuários tenham algum conhecimento a respeito daquilo que compõe o seu computador.

Um programa extremamente capaz de ajudar para que isso aconteça é o AIDA32, que exibe informações a respeito dos componentes de hardware e software de sua máquina, emite relatórios e também realiza diversos tipos de testes em seu PC.

O Baixaki lhe ensinará agora, caro usuário, como usar este excelente programa. Fique atento e mãos à obra.

Informações do PC

Acessa informações sobre praticamente tudo o que é importante em seu computador é extremamente fácil através do AIDA32. Basta que você abra o programa para ver em um menu localizado à esquerda diversas guias. Clique sobre elas para que elas se expandam e você então possa acessar suas informações.

São 15 grandes categorias e outras dezenas de subcategorias. Basta clicar sobre elas para que no campo da direita sejam exibidas suas informações.  Além de exibir os dados referentes ao produto, o AIDA32 possui, em alguns casos, links para páginas oficiais de alguns componentes presentes em sua máquina.

AIDA32

Além disso, você poderá copiar os textos presentes nas informações sobre o seu computador utilizando apenas o botão direito do mouse. Depois disso, poderá colar estes dados em chats e tudo mais. Esta opção é interessante para quando estiver com alguma dúvida e precisar informar algo sobre algum componente de seu computador para alguém, por exemplo.

Links diretos para o site oficial do produto

Relatórios

Não é só de exibir informações na tela do PC que vive o AIDA32. Com ele, você poderá emitir relatórios completos sobre tudo o que há em seu computador. O programa possui um Assistente de RelatórioRelatório > Assistente de Relatório – em que você poderá gerar um relatório passo-a-passo.

Neste Assistente, você deve definir o perfil que deseja para ser analisado e exposto no relatório. São seis perfis prontos: Todas as páginas, Somente resumo do Sistema, Páginas relativas à Hardware, Páginas relativas aos programas, Páginas de comparação de rendimento e Páginas necessárias a Auditoria. É possível também abrir um perfil de relatório presente em seu PC (arquivo com extensão RPF).

Perfil do relatório

A outra opção de perfil é a Seleção Personalizada. Nela, você poderá escolher quais componentes deseja colocar em seu relatório. Para isso, você só precisa marcar a caixa de diálogo dos que deseja analisar e então seguir adiante.

Perfil de relatório personalizado

Finalizada a escolha da fonte de seu relatório, é hora de definir o seu formato. São oito formatos diferentes: Formato de texto, HTML, MHTML, XML, CSV, MIF, INI e ADO. Depois desta definição, clique em Finalizar e o relatório começará a ser gerado. Ao final da análise, o relatório será exibido na tela e poderá ser salvo em um arquivo, impresso ou então enviado por e-mail.

Formato do relatório

Outro modo de relatório, mais prático do que este através do Assistente, é selecionando no menu da esquerda o componente que deseja emitir um relatório e então ir em Relatório > Relatório Rápido ... e então escolher o formato do arquivo a ser gerado.

Relatórios rápidos

Depuração

O AIDA32 possui um sistema de depuração (debugging), através do qual encontra e previne erros em hardwares e softwares. Atavés do caminho Informação > Debug, você poderá depurar diversos elementos em sua máquina. Contudo, os resultados devem ser complicados para os leigos, pois seus resultados são linhas de comando ou matrizes um tanto quanto difíceis de interpretar.

Depure erros nos componentes de seu computador

Plugins

Na guia Plugin, você terá acesso a plugins de informações mais avançadas sobre sua máquina, como diagnósticos de monitor, avaliação de disco e de rede. Acesse AIDA32 Disk Benchmark para obter dados em relação ao seu disco, AIDA32 Monitor Diagnostics para realizar testes relacionados ao seu monitor e AIDA32 Network Benchmark para informações e dados sobre conexão e rede em seu PC.

Plugins de diagnóstico e avaliação

Comparações

Outra função presente no AIDA32 é a de comparar leitura e escrita de memória. Este recurso está presente na última guia do menu esquerdo, que leva o nome de Comparações. Clicando sobre ela, é possível realizar estas análises comparativas, em que ele ordenará uma lista e posicionará seu computador juntamente com outros dados que o programa possui.

O AIDA32 possui ainda um recurso de comparação de escrita e leitura de memória

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.