Pagamentos pelo celular devem ser possíveis no final do ano

1 min de leitura
Imagem de: Pagamentos pelo celular devem ser possíveis no final do ano

A Federação Brasileira de Bancos anunciou que o sistema mobile-payment vai ser mesmo disponibilizado para os correntistas brasileiros. Esse novo sistema é um atalho para pagamentos e transferências de pequenos valores, realizado a partir de telefones celulares, e que visa a eliminação da necessidade de saques em terminais eletrônicos.

Para isso, os bancos precisaram entrar em acordo com operadoras de telefonia móvel. Em conjunto, foram decididos os mecanismos de transferência que serão aplicados ao mobile (aplicativos para smartphones e mensagens SMS). Ainda não existem padrões de limites para transferências diárias, mas os bancos estão discutindo esses valores, assim como as empresas de telefonia estão procurando firmar tarifas justas para os acessos.

O foco desse novo sistema móvel não é para pagamentos de mercadorias caras ou taxas mensais, mas sim a de pequenas transferências para quitar prestações de serviço. Empregadas domésticas e profissionais autônomos são os que mais devem ser beneficiados com a novidade.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos, o sistema deve começar a ser disponibilizado para os usuários no início de 2012, mas existe a possibilidade de existir uma aceleração no processo. Caso isso aconteça, já no segundo semestre pode haver os primeiros testes com correntistas de vários bancos.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.