Autoloaders: você realmente precisa de todos eles?

3 min de leitura
Imagem de: Autoloaders: você realmente precisa de todos eles?

Todas as vezes que você liga o seu computador, uma série de programas é iniciada junto. Alguns deles são vitais para o funcionamento correto da sua máquina, outros nem tanto. Quando os programas não são necessários ou não vamos mais usá-los, pela lógica, desinstalamos. Mas e quando o programa inteiro, ou pelo menos parte dele, é executado sem que tenhamos ordenado?

Sempre que há muitos programas rodando em background, ou seja, funcionando sem que alguém tenha iniciado, o computador pode ficar muito cheio e pode parecer que ele não está funcionando direito. A verdade é que muita coisa está sendo executada ao mesmo tempo. Isso causa uma espécie de “confusão” no computador, da mesma forma que nós ficamos diante de várias tarefas simultâneas.


No entanto, alguns desses programas rodados em background são realmente necessários para o sistema. Por exemplo, os aplicativos para medição de bateria – se o computador for um notebook; arquivos de proteção de anti-vírus e firewalls. Mais importante que desabilitar o que é supérfluo para o seu PC é fazer um ponto de restauração.

Se o seu computador tem como sistema operacional o Windows XP, clique em Iniciar/Programas/Ferramentas de Sistema, Restauração do sistema. Feito isso, siga o que o assistente propõe e tudo estará resolvido (até este momento). Contudo, se você usa o Windows Vista, digite sysdm.cpl no campo de pesquisa do menu Iniciar, e tecle “Enter”. Você verá a aba Proteção do Sistema; clique nela e em seguida no botão Criar.

Agora que você já tem um ticket da máquina do tempo (pelo menos no seu sistema), é hora de escolher os programas que vão embora e os que ficam. Não estamos aconselhando que você abra mão dos seus programas favoritos, mas eles não precisam ficar funcionando permanentemente – a não ser que você queira.

Para desabilitar o carregamento involuntário dos programas durante o boot, primeiro verifique qual a prioridade destes aplicativos tanto para você, quanto à saúde e segurança do seu computador. Como já alertamos, os anti-vírus e firewalls são indispensáveis, portanto não os desabilite caso eles estejam listados. Alguns programas de backup ou placas de som podem não funcionar corretamente se o carregamento durante o boot não for feito.

Limpando a casa

Depois que a prioridade dos programas for verificada, você pode optar por dois caminhos para desativar um autoloader. O primeiro deles é dirigir-se diretamente ao programa, procurando nas configurações quando clicar com o botão direito do mouse e procurar em “Propriedades”. O outro caminho é ir direto à quem manda no sistema: o msconfig.

No Windows XP, clique em Iniciar/Executar e digite “msconfig”, para rodar. Se for Windows Vista, abra o menu Iniciar, digite “msconfig” e tecle “Enter”. Com a janela do msconfig aberta, selecione a aba “Startup” (Inicializar). Ali estão listados todos os programas que são autoloaders; veja qual deles é importante para você e não se esqueça daqueles que são essenciais para o seu computador!

Fazendo a diferença

Os programas campeões do autoloading são, normalmente, os voltados aos jogos e comunicadores online, como MSN Live Messenger e o Steam. Mas este tipo de programa não se resume apenas a isto. Você sabe quando um programa tem autoloader quando ele abre automaticamente no seu desktop ou ao lado do relógio do seu computador. Clique aqui para ver e pesquisar os autoloaders. Neste site, em inglês, há uma lista com milhares de autoloaders que podem estar no seu computador, tornando-o lento.

Em um computador com HD de 140GB, processador 2.30GHz e 1918 de memória RAM o desempenho sofre uma boa mudança quando os autoloaders estão ativados e quando não estão. Veja na tabela abaixo a diferença.

Agora teste em seu computador, mas não esqueça de fazer um ponto de restauração. É fundamental ter como restaurar o seu sistema caso algo dê errado durante a desativação dos autoloaders. Confira abaixo alguns dos programas que podem ajudar o seu computador a ficar mais veloz.

Até a próxima dica, baixanautas!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.