iPad 3 deve apresentar tela Retina

1 min de leitura
Imagem de: iPad 3 deve apresentar tela Retina

Fonte da imagem: divulgação/Apple

Quem possui um iPhone 4  ou iPod Touch da quarta geração deve saber que as telas Retina são muito superiores a quaisquer outras já utilizadas pelos portáteis da Apple. Contrariando as expectativas, o iPad 2 não foi lançado com tal tecnologia, mas ao que tudo indica, a história será muito diferente quando os novos tablets forem anunciados.

Os rumores começaram a ganhar forças quando um grupo de hackers conseguiu encontrar no framework do iOS 5 algumas evidências da possível melhoria de qualidade de imagens. Para começar, a resolução que atualmente não passa dos 768 x 1024 pixels poderia ser elevada aos 1536 x 2048 pixels. Isso significa um número quatro vezes maior.

(Fonte da imagem: TechUnwrapped)

Com essa nova resolução, poderia haver um aumento significativo na qualidade das imagens geradas pelos tablets, já que cada ponto de imagem passaria a ocupar menos espaço e, portanto, haveria menos pixelização dos vídeos e fotografias reproduzidos nas 9,7 polegadas dos iPads.

Melhorias no processador gráfico

Outro fator que está colaborando para os rumores da tela Retina no iPad 3 é relacionado à fornecedora de processadores gráficos. A Imagination Technologies (especializada em gráficos para dispositivos móveis) anunciou que está produzindo novos chips aceleradores com muito mais potência do que ofereciam as gerações anteriores, são os PowerVR Series 6 “Rogue”.

Segundo a própria fabricante, há seis empresas que já estão com contratos firmados para a obtenção dos novos aceleradores gráficos: ST-Ericsson, Texas Instruments e MediaTek, além de mais três que não podem ser reveladas (talvez a Apple seja uma delas).

Ainda não é certo que a Apple está entre uma das beneficiadas pelos novos processadores gráficos da Imagination Technologies, mas é bem provável que ela seja uma das empresas entre as três que não podem ser reveladas pela Imagination. Caso isso se confirme, a próxima geração dos iPads deve chegar ao mercado com tela Retina, processador A6 e com ainda mais desempenho gráfico.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.