Como Usar FlashGet

8 min de leitura
Imagem de: Como Usar FlashGet

Até algum tempo atrás, os gerenciadores de download eram muito importantes, visto que a grande maioria dos internautas utilizava a internet discada. Atualmente eles continuam sendo utilizados, mas não que sejam realmente necessários. A grande maioria dos programas que promete acelerar os downloads cumpre seu papel, porém os usuários sempre ficam em dúvida de qual utilizar.

O Flashget é um gerenciador e acelerador de downloads que funciona muito bem. Elogiado e utilizado por muitos, o programa já tem longa data de mercado e tem seus méritos. E hoje você vai aprender como usar os principais recursos do programa.

Alterando o idioma

Para a felicidade dos brasileiros, o Flashget tem tradução para o português e habilitá-la é muito fácil. As opções de idioma, incluindo o português, são acessíveis através do menu “View” na subseção “Language”. Basta clicar sobre o idioma preferido, que o programa se adapta automaticamente. Vale salientar que o Flashget não traduz 100% do seu conteúdo, sendo que algumas opções continuam em inglês.

Tradução para o português

Personalizando a interface

Ao inicializar o Flashget pela primeira vez você visualiza uma interface um tanto quanto poluída e para resolver isso, o programa traz em seus menus opções para desabilitar algumas das janelas de contexto. Veja que há um espaço reservado para publicidade no Flashget e para desabilitar basta você acessar o menu “View” (Ver) e clicar sobre “Enable Recommend Page”. Outro detalhe que pode incomodar um pouco é a barra de pesquisa. Retirá-la é muito simples, apenas acesse o menu “View” (Ver) e clique em “Enable Search Bar”.

"Limpe" o visual

O visual do programa é agradável, porém tem quem prefira usar o visual antigo. A modificação para o modo clássico é feita também no menu “View” (Ver), através da última opção (Show Classic). O Flashget ainda traz temas para o usuário não enjoar da mesma interface, todos são acessíveis também através do menu “View” (Ver).

Modo clássico

Opções

Quando o assunto é download, o Flashget realmente é uma referência. O aplicativo que antigamente só baixava arquivos de sites comuns, agora tem suporte ao BitTorrent e ao Emule. Sim, isso mesmo, sem instalar os aplicativos originais você pode baixar arquivos das redes mais famosas e ricas em arquivos populares. A janela de opções possui várias configurações, mas o Baixaki irá detalhar item por item das principais opções, para que você saiba bem o que está fazendo.

Acesse as Opções

Configurações gerais

Repare que as opções são orientadas de acordo com categorias. A primeira é denominada “General” e faz referência as configurações gerais do programa. Veja na imagem como abaixo como alterar o programa segundo seu gosto.

Configurações Gerais

1 – Marque esta caixa para que o Flashget seja aberto durante a inicialização do Windows.
2 – Use esta opção para que o programa fique minimizado durante a inicialiazação.
3 – Assinale esta caixa para que ao abrir o programa, ele já comece a baixar os arquivos que estão na fila de espera.
4 – Esta opção deve ser marcada apenas se você quer que o Flashget efetue downloads de sites que não aceitem retomada.
5 – Erros podem ocorrer durante os downloads e caso você prefira o Flashget para de tentar inutilmente em sites que o arquivo tenha sido removido. Marque esta opção somente se você for utilizar esta regra para todos os downloads.
6 – Altere o valor desta caixa para 3 minutos, um valor ideal para que seus arquivos sempre sejam salvos no HD.
7 – Mude o valor desta caixa para 2048 KB, pois caso ocorram erros, grande parte do seu arquivo estará salvo.
8 – Esta caixa tem uma função meio irrelevante, sendo que é útil apenas para saber a data de criação do arquivo que você está baixando.
9 – O Flashget pode armazenar detalhes sobre cada download. O programa faz isso através de um arquivo log (arquivo de registro). Se você quiser o programa pode detalhar tudo que ocorreu com seus downloads, basta marcar esta caixa.
10 – Esta opção tem relação direta com a opção número 9, pois se marcada esta caixa, o relatório dos arquivos é apagado assim que eles são retirados da pasta original.
11 – Caso você deseje utilizar o Flashget para baixar arquivos da rede Emule, marque esta caixa!
12 – Este botão restaura as configurações padrão.

Conexão

O Flashget disponibiliza algumas opções para que você o configure de tal modo a poder utilizar a internet simultaneamente com os downloads. Veja quais opções você deve alterar.

Configure sua conexão

1 – Defina o tempo máximo que o Flashget pode utilizar para estabelecer uma conexão.
2 – Insira um tempo máximo para que o Flashget possa começar a receber os dados.
3 – Escolha um valor para que o programa tente se reconectar aos sites.
4 – Opte por quantos downloads o aplicativo pode realizar simultaneamente.
5 – Marque a caixa “Tentar indefinidamente” para que o Flashget sempre tente conectar com o servidor.
6 – Assinale esta caixa se você preferir que o programa pare de tentar se conectar após 99 tentativas.
7 – Escolha o tipo da sua conexão.
8 – Não altere o valor de tráfego aqui, pois o programa controla isto automaticamente. No entanto, se você for utilizar o programa para baixar arquivos Torrent ou da rede do Emule, altere os valores de modo que seja uma configuração alternativa para utilização conjunta com a navegação. Por exemplo: Se você tem uma internet de 1MB, deve alterar este valor para 50000.
9 – Esta outra caixa também deve permanecer intacta, visto que o Flashget não precisa ser controlado manualmente.
10 – As opções padrão são restauradas através deste botão.

Monitor

O Flashget tem a capacidade de monitorar seus cliques na internet. Este recurso é muito interessante para que você não precise ter de adicionar os downloads manualmente. Entretanto, você pode personalizar o modo como o programa deve trabalhar, veja abaixo o que é possível alterar.

Monitor

1 – Caso você use o Internet Explorer como navegador padrão, marque esta caixa.
2 – Se você prefere que o Flashget pergunte por confirmação, assinale esta caixa. Vale ressaltar que a confirmação é importante para que o programa não baixe arquivos indesejados.
3 – É possível configurar o Flashget de tal modo que ele baixe os arquivos que você clique utilizando a tecla ALT. Para isto, basta marcar esta caixa.
4 – Se você quiser pode fazer com que o Flashget capte apenas os downloads cancelados no navegador, sendo que para isto é necessário assinalar esta caixa.
5 – Seja notificando de quando o Flashget adicionou um download.
6 – Permita que o programa monitore o clique sobre links do Emule.
7 – Caso você utilize a opção “Copiar Link” no navegador Firefox, o Flashget reconhece o link copiado e automaticamente adiciona o download em sua lista.
8 – Marque esta opção para que o programa requisite a sua confirmação ao efetuar os downloads.
9 – Escolha as extensões que o Flashget deve monitorar.
10 – Restaure a configuração original.

BT – Arquivos Torrent

Como citado acima, o Flashget é um dos poucos gerenciadores de download que possui suporte para baixar arquivos via Torrent. Configurar o programa é mais fácil do que você pensa, veja abaixo.

Opções de Torrent

1 – Selecione um modo para que o Flashget otimize o download de arquivos Torrent. Atenção, selecione o tipo de conexão que você possui, pois do contrário sua navegação na internet pode ficar muito lenta.
2 – Insira a velocidade máxima para download. Cuidado para não extrapolar o limite de sua conexão.
3 – Digite o valor máximo de upload que o Flashget pode utilizar. Salienta-se que você deve procurar
4 – Desabilite esta opção. Ela afeta diretamente a velocidade de download e a grande maioria dos servidores não trabalha com este tipo de conexão.
5 – Marque esta opção para que o Flashget utilize de uma maneira otimizada seu disco rígido.
6 – Altere o valor desta caixa para 0 (zero). Assim o programa irá enviar o arquivo que você baixou para outros usuários.
7 – Este campo é destinado para você determinar a porta que o Flashget deve utilizar para arquivos torrent.
8 – Marque esta caixa se você estiver tendo problemas com downloads torrent, ou se os downloads estiverem muito demorados.
9 – Assinale esta caixa para definir o Flashget como cliente padrão de torrent.
10 – Restaure as opções originais.

eMule

O famosíssimo eMule agora pode ser utilizado através do seu Flashget. Vale frisar que para ativar a utilização do recurso, você deve primeiro habilitar a função nas configurações gerais. Após isto, configure os recursos que o Flashget pode usar ao baixar arquivos da rede eMule.

Use a rede do eMule

1 – Escolha um nome para utilizar na rede do eMule.
2 – Selecione a velocidade máxima que o Flashget pode utilizar para download.
3 – Selecione a velocidade máxima que o Flashget pode utilizar para upload.
4 – Aumente ou diminua o valor de conexões que o programa pode abrir. Este valor não pode ser exagerado, pois do contrário será impossível navegar na internet e utilizar o Flashget ao mesmo tempo.
5 – Deixe marcado as duas redes (ED2K e Kad).
6 – Escolha uma porta para que o Flashget conecte-se a rede do eMule.
7 – Se precisar restaurar as opções padrão, clique neste botão.

Crie seu arquivo Torrent

O Flashget é tão eficiente que permite até mesmo criar arquivos Torrent. Evidentemente nem todos vão realizar esta tarefa, mas quem desejar basta clicar no menu “Ferramentas” e clicar em “Make Torrent File”. Por fim, basta configurar os arquivos que você deseja compartilhar.

Crie seu torrent

Desabilite a caixa de download

Se você perceber bem, o Flashget possui uma caixa de downloads que fica sempre visível. Tal recurso pode ser útil para alguns, mas para outros pode incomodar. Para desabilitar a caixa é muito fácil, basta clicar sobre ela e clicar em “Zona de descarregamento”.

Desabilite a caixinha que atrapalha

Detalhes

Este guia de uso é muito básico e tem como objetivo apenas dar orientações para usuários iniciantes. Note que diversas seções da janela de opções nem estão presentes no texto, pois muitas são irrelevantes ou não interferem no uso diário do programa. Vale frisar que neste guia não foi abordado muito quanto à interface do programa, pois é muito simples de utilizá-lo e encontrar o que precisa.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.