Seleção: os encurtadores mais engraçados

3 min de leitura
Imagem de: Seleção: os encurtadores mais engraçados

Um dos serviços que redes sociais como o Twitter ajudaram a popularizar foi o encurtador de endereços. Através de um processo simples e hospedado em uma página leve e minimalista, esse tipo de site transforma grandes URLs, como notícias ou links para download, em uma sequência que cabe com sobras em uma postagem de 140 caracteres.

Apesar de deixarem a navegação levemente mais lenta e serem alvos fáceis para esconder vírus ou spam, suas utilidades compensam o uso. A partir dele você ganha espaço numa mensagem, facilita o compartilhamento e pode até repassar a URL em outras mídias, como em um jornal ou na televisão.

Hoje a área está inflada, cheia de sites similares e que pouco têm a oferecer em criatividade. Com tantas opções parecidas na rede, que tal inovar na hora de compartilhar um link? Confira uma seleção do Tecmundo com encurtadores de endereços engraçados e divertidos!

senta.la

O meme que deu origem a esse site, envolvendo a apresentadora Xuxa e uma criança participante de seu programa infantil na década de 1980, foi exaustivamente compartilhado nas redes sociais. A fala “Aham, Cláudia, senta lá”, dita pela “Rainha dos Baixinhos” para acalmar a menina, tornou-se uma frase célebre e usada cotidianamente dentro e fora da internet.

Por isso, nada melhor do que criar um site encurtador para eternizar a piada. Bastante popular, o senta.la já possui mais de 30 mil links compartilhados.

pei.do

Criado bem recentemente, o pei.do tenta ser o mais curto e direto possível. Sob o slogan “Solte o seu!”, a página tem apenas a caixa de texto, botões de compartilhamento e o logo do site, um simpático boneco soltando gases.

pqp.vc

O encurtador ideal para quem anda nervoso e precisa descontar a raiva em alguma coisa, nem que seja com um xingamento em forma de URL. Ele também é uma celebridade nas redes sociais e leva em sua página algumas informações omitidas em outros sites, como os tweets mais acessados ou mais recentes envolvendo o pqp.vc.

Como complemento, o serviço possui até a opção para baixar uma extensão Google Chrome e Firefox que realiza a conversão do endereço sem a necessidade de acessar o site.

toma.ai

Veterano na área, o toma.ai foi idealizado em agosto de 2010 e tem como mascote um amigável passarinho verde, que guarda algumas semelhanças com o maior símbolo do Twitter.

Além do serviço, o toma.ai oferece até um tutorial para integrar a página ao Chrome ou ao Tweetdeck, para que as URLs coladas a partir desses programas sejam automaticamente encurtadas pelo site.

trick.ly

O trick.ly  não é apenas um encurtador de URLs. Além de diminuir o tamanho de um endereço, a graça está em como você ganha acesso para visualizar a página: é necessário acertar a senha através de uma dica, resolver uma charada ou apenas responder a uma pergunta. Os itens são facilmente configuráveis e são ideais para se divertir com os amigos e fazer brincadeiras de adivinhação.

Em memória

Nem todos os encurtadores engraçados da rede ficaram vivos para contar história. Mesmo assim, o humor produzido por essas URLs fez com que eles permanecessem na cabeça dos internautas.

O bu.tt, por exemplo, significa “bumbum” em inglês, ganhando ainda mais graça e fama em países que usam esse idioma. Em março deste ano, ele foi ironicamente desativado pelo uso em excesso para abrigar alguns spams, como propagandas de sites de pornografia.

O outro exemplo é brasileiro: o rial.to, ideal para compartilhar piadas ou tirinhas engraçadas da internet. Desenvolvido pelo mesmo serviço criados do migre.me, ele foi descontinuado faz pouco tempo, mas seu nome continua incorporado à empresa que o criou, como parte de uma campanha publicitária.

...

Listamos alguns dos mais divertidos encurtadores de endereços da internet, mas é impossível inserir todos esses sites com toques de humor em um único e curto artigo. Você acha que faltou algum na lista? Mas se ainda não conhecia algum desses, agora escolha seu favorito e divirta-se pelas redes sociais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.