Metamateriais podem oferecer invisibilidade

1 min de leitura
Imagem de: Metamateriais podem oferecer invisibilidade

Metamateriais são elementos criados artificialmente, possuindo uma série de propriedades que não poderiam ser encontradas em elementos químicos da natureza. Uma dessas propriedades é a invisibilidade, que nenhum material conhecido pelos homens pode reproduzir. Sim, metamateriais podem!

Pelo menos é o que afirmam alguns pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Eles dizem que com a utilização de materiais produzidos em laboratório já está sendo possível criar pequenos campos de invisibilidade. Os testes já apontam para resultados satisfatórios com objetos com cerca de 100 micrômetros.

A luz passa diretamente pelos materiais (Fonte da imagem: National Science Foundation)

A invisibilidade só é possível porque os elementos utilizados conseguem dobrar a luz em pequenos nós que não são percebidos pelo olho humano. Por enquanto, os objetos que puderam ficar invisíveis já não podiam ser vistos a olho nu. Mas as pesquisas continuam evoluindo e, em um futuro não muito distante, devem permitir que os resultados melhores.

Mais avanços nas pesquisas

Na Universidade de Illinois, outras pesquisas começam a mostrar resultados. O grupo responsável desenvolveu selos com dimensões de algumas polegadas com um novo material capaz de camuflar qualquer objeto, tornando impossível a sua visualização.

Ainda estamos muito longe das “Capas da Invisibilidade” dos livros do Harry Potter, mas é preciso admitir que os estudos avançam de uma maneira bastante promissora. Quem sabe em alguns anos será possível tornar invisíveis objetos maiores do que alguns poucos centímetros.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.