Sapatos inteligentes registram todos os passos do usuário

1 min de leitura
Imagem de: Sapatos inteligentes registram todos os passos do usuário

(Fonte da imagem: Physorg.com)

Pesquisadores da Universidade de Twente, na Holanda, desenvolveram um sapato inteligente capaz de mostrar exatamente como uma pessoa anda. Através de uma série de sensores espalhados pelo acessório, é possível realizar análises de desempenho e detectar facilmente problemas na maneira como o usuário se movimenta.

A novidade foi desenvolvida com o objetivo de ajudar na recuperação de pacientes que sofreram alguma espécie de enfarto e tem que lidar com a paralização de partes do corpo. Como muitos deles têm que reaprender novamente como andar, o sapato ajuda os médicos a determinar o progresso obtido até o momento, para em seguida determinar qual a melhor forma de tratamento utilizar em seguida.

O acessório, desenvolvido em parceira com a companhia Xsens, representa uma grande revolução no tratamento de pacientes com problemas de movimentação. Antes dele, era necessário o uso de laboratórios de movimento especializados para detectar a evolução de pacientes, espaço restrito a poucos locais devido ao alto custo de fabricação.

Emprego em outras áreas

(Fonte da imagem: Physorg.com)Em um primeiro momento, o sapato será comercializado sob o nome ForceShoe, somente com o objetivo de tratar vítimas de enfartes. Porém o professor Peter Veltink não descarta o uso de acessórios em outras áreas. Segundo ele, a invenção poderia ser usada como forma de determinar o esforço realizado por funcionários em ambientes de trabalho pesado, algo que deve interessar principalmente às companhias de seguro.

O professor não descarta o uso da novidade no campo esportivo, com o objetivo de ajudar atletas a melhorar a forma como correm ou arremessam objetos. Porém, antes que isso seja possível, é preciso investir em mudanças de design que reduzam o tamanho dos sensores utilizados.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.