Novo nanometal muda de estado físico em questão de segundos

1 min de leitura
Imagem de: Novo nanometal muda de estado físico em questão de segundos

(Fonte da imagem: Helmholtz Association of German Research Centres)

A busca de materiais mais resistentes sempre foi um dos grandes objetivos da indústria. Qualquer propriedade que possa ser alterada para tornar esses produtos mais fortes ou, ao menos, mais duráveis é sempre bem-vinda nesse campo.

Pesquisadores da Universidade Técnica de Hamburgo e do Centro Geesthacht Helmholtz  anunciaram a descoberta de um nanomaterial que pode mudar de quebradiço para maleável em questão de segundos. O composto é essencialmente elétrico e pode se tornar maleável, de acordo com a corrente elétrica que o atravesse.

Infelizmente, da maneira como foi descoberto, o metal ainda é inviável para ser utilizado na composição de aparelhos e equipamentos. Entretanto, a novidade abre um vasto campo na busca de compostos maleáveis e capazes de se autorregenerar.

Para criar o material, os cientistas utilizaram metais como ouro e platina em um banho de ácido, permitindo que eles fossem corroídos. No interior dos elementos, canais líquidos condutores como ácido diluído e soluções salinas auxiliam no processo iônico de dissolução do metal, tornando a substância facilmente modificável.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.