Como deixar o Chrome, Firefox, Opera, Safari ou Internet Explorer como navegador padrão

1 min de leitura
Imagem de: Como deixar o Chrome, Firefox, Opera, Safari ou Internet Explorer como navegador padrão

Há sempre quem ignore os avisos que aparecem na tela do computador. Fazer isso, no entanto, pode resultar na alteração indesejada de algumas configurações do sistema. Um exemplo seria quando você instala um navegador novo apenas para testá-lo, mas este se torna o padrão do sistema sem você perceber.

Após o descuido, resta apenas abrir seu navegador preferido e descobrir em qual configuração você deve mexer para retorná-lo à merecida posição de browser padrão. Contudo, você não consegue fazê-lo e começa a ficar irritado. Então, você decide procurar no Tecmundo e eis que descobre este artigo (por meio do qual aprenderá a tornar qualquer um dos principais browsers o padrão do sistema)!

Google Chrome

Nas versões mais recentes, o Chrome ainda apresenta sua interface em inglês. Apesar disso, alterar suas configurações é simples. Primeiramente, clique sobre o ícone de ferramenta e selecione “Options”.

Vá para a parte inferior da página aberta e, ao lado de “Default Browser”, selecione a opção “Make Google Chrome my default browser”.

Firefox

No Firefox 4, abra o botão principal e acesse Options > Options.

Na aba “Avançado” e subaba “Geral”, encontre o item “Padrões do sistema” e use o botão “Verificar agora”.

Selecione “Sim” na mensagem exibida.

Opera

Caso você prefira o Opera, use o caminho Menu > Configurações > Preferências... ou o atalho Ctrl + F12 para abrir as configurações do navegador.

Selecione a aba “Avançado”, marque a caixa “Verificar se o Opera é o navegador padrão ao iniciar” e feche o Opera.

Inicie-o novamente e selecione “Sim” na janela aberta.

Safari

Clique sobre o botão com ícone de engrenagem e selecione “Preferências...”.

Na aba “Geral”, a primeira opção permite tornar o Safari seu navegador padrão – entre os browsers listados neste artigo, o Safari é o único a permitir que outros navegadores sejam escolhidos como padrão.

Internet Explorer

Com o Internet Explorer aberto, abra o ícone de engrenagem e clique sobre “Opções da Internet”.

Na aba “Programas”, clique sobre “Tornar padrão”.

Caso você queira que o IE exiba um aviso quando outro browser for o principal do sistema, marque a opção “Avisar-me se o Internet Explorer não for o navegador da Web padrão”.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.