Google remove aplicativos do Android com malwares

1 min de leitura
Imagem de: Google remove aplicativos do Android com malwares

(Fonte da imagem: Divulgação / Google)

A Google anunciou a retirada de 26 aplicativos do Android Market, a loja virtual de seu sistema operacional para portáteis. Pela segunda vez, a empresa foi forçada a retirar alguns programas inseridos recentemente, capazes de infectar os aparelhos e comprometer sua a segurança.

A invasão de aplicativos com conteúdo perigoso é bastante similar ao que aconteceu em março, quando um arquivo parecido foi incorporado em softwares do Android Market. Alguns deles possuem nomes de programas ou jogos famosos, como Tetris e Solitaire Free, por exemplo – e realmente cumprem a função do aplicativo, apesar de incluírem o vírus em sua composição.

O Droid Dream Light, como foi batizado o malware, é ativado quando o usuário aceita uma chamada de voz falsa. O programa envia algumas informações do smartphone para servidores remotos, além de ganhar a liberdade de baixar e instalar novos pacotes para o aparelho.

A descoberta foi feita pela Lookout, uma empresa de segurança de aparelhos móveis. A Google foi notificada e rapidamente apagou os aplicativos, para evitar novos danos, mas estima-se que o número de usuários afetados esteja entre 30 e 120 mil pessoas.

Se você realizou downloads no Android Market nas últimas semanas, fique de olho nos seguintes desenvolvedores, cujos softwares carregam a infecção:

  • GluMobi
  • DroidPlus
  • BeeGoo
  • E.T. Tean
  • Mango Studio
  • Magic Photo Studio
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.