Redes Wi-Fi mais velozes podem surgir já em 2012

1 min de leitura
Imagem de: Redes Wi-Fi mais velozes podem surgir já em 2012

Dois novos protocolos de Wi-Fi podem chegar ao mercado muito em breve, ampliando a velocidade de transferências de dados consideravelmente. O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) está trabalhando nos padrões 802.11ac, com possibilidade de atingir até 1 Gbps, e 802.11ad, com velocidade máxima de até 7 Gbps.

Rumores dão conta que os novos padrões podem estar disponíveis já no final de 2012, com distribuição em 2013. Para se ter uma ideia do potencial evolutivo, atualmente os roteadores atingem velocidades máximas de até 450 Mbps.

Os novos protocolos ainda não forma aprovados em seus testes iniciais, contudo, de acordo com o site do IEEE, a estimativa é que, em 2015, mais de 1 bilhão de dispositivos já estejam utilizando as novas velocidades.

Para melhor compreender como funcionam os diferentes tipos de protocolo de Wi-Fi e como eles interferem diretamente no seu cotidiano, vale a pena conferir o artigo "Qual a diferença entre adaptadores wireless de 54 Mbps, 150 Mbps e 300 Mbps".

No Brasil, as velocidades de banda larga mais comuns – 1, 2, 5 e 10 Mbps – oferecem melhor compatibilidade com o padrão 802.11n (450 Mbps). Caso contrário, ainda que disponha de uma alta velocidade, você não poderá usufruí-la ao máximo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.