Como usar o DriverMax

3 min de leitura
Imagem de: Como usar o DriverMax

Ampliar

Os drivers são aplicativos que fazem a comunicação entre os softwares e o hardware de um computador. Por exemplo, o driver da placa de vídeo coloca esse componente em pleno funcionamento com os programas que demandam potencial gráfico, obtendo o máximo de desempenho possível.

O DriverMax é uma ferramenta que faz cópias de segurança de todos os drivers instalados no seu PC. Desta maneira, você evita transtornos por apagar involuntariamente algum desses componentes tão importantes para a melhor performance da máquina.

Este aplicativo detecta os componentes que você tem instalado e copia os seus drivers para uma pasta própria. No caso de algum erro, basta reinstalar os arquivos perdidos e o seu computador voltará a funcionar corretamente.

Atenção na instalação

O procedimento de instalação do DriverMax é simples, mas exige um pouco de atenção. Isso porque o seu assistente oferece a implementação de uma barra de ferramentas no seu navegador, a qual é aceita por padrão. Caso você não queria que o seu browser seja modificado, desmarque as caixas referentes a tais complementos e continue com o processo de instalação tradicional.

Registro

Apesar de gratuito, o DriverMax só libera todas as suas funcionalidades mediante a realização de um registro. Se você ainda não possui um, pressione o botão “Menu”, selecione a opção “Settings”, clique no item “User account” e acesse a seção “Username & password”.

Na janela exibida em seguida, clique em “Next”, marque a caixa referente a “I would like to create a new account” e prossiga para a próxima etapa. O passo seguinte é preencher o formulário apresentado. Clique em “Next” para dar sequência ao procedimento.

Ampliar

Por fim, uma mensagem de cadastro realizado com sucesso é mostrada. Pressione o botão “Finish” para ser redirecionado à tela inicial do programa. Confirme a sua conta clicando no link enviado para o endereço de email informado.

Colocando para funcionar

A interface do DriverMax é bastante simples e não deve oferecer dificuldades para a sua interação. Embora o programa conte com alguns atalhos na sua tela principal, todos os seus recursos ficam reunidos na área “Menu”.

A primeira ferramenta que você pode usar diretamente dessa tela é o “Click here for more details about this PC”. Clicando nesse link, será aberta uma página com as especificações detalhadas do seu computador.

Driver downloads and Info

Nesta seção, você encontra ferramentas para verificar se existem atualizações para os drivers instalados no PC e para o próprio programa. Outra função disponível é a identificação de componentes de hardware desconhecidos, possibilitando que você possa pesquisar por mais informações e atualizações dessas peças na internet.

Ampliar

Além disso, o DriverMax disponibiliza nesse menu um gerenciador de downloads para que você possa acompanhar a transferência dos novos drivers. Ao realizar uma verificação de atualização, o programa exibe uma tela com os itens que possuem versões mais recentes. Pressionando o botão “Download”, você é redirecionado para uma página do site do aplicativo, na qual estão disponíveis os drivers a serem baixados.

Driver backup and restore

Voltando ao menu principal do DriverMax, você se depara com a seção “Driver backup and restore”. Nela, estão localizadas as funcionalidades que possibilitam a criação e a restauração dos backups dos drivers.

Clicando em “Backup drivers”, você visualiza uma lista com todos os componentes instalados no seu PC. Selecione aqueles que você deseja realizar uma cópia de segurança e pressione o botão “Backup”. Caso você queira que todos os drivers sejam salvos, existe a opção “Backup all drivers”, que é exibida quando o botão recentemente mencionado é pressionado.

Ampliar

Para restaurar os drivers, basta você clicar em “Restore drivers from backup”, selecionar o arquivo compacto com as versões mais recentes e pressionar o botão “Restore”. Além disso, este aplicativo possibilita que pontos de restauração do sistema sejam ativados. Isso deve ser feito pela opção “Restore points”.

Ampliar

Popular hardware

Este menu consistem em uma “biblioteca” sobre componentes de computador. Ele está dividido de forma a separar as partes do hardware em melhores peças para o Windows, placas de vídeo e processadores.

Para quem quer comprar um notebook, o programa ainda oferece uma lista de comparação entre os modelos mais comuns da atualidade. Clicando sobre cada um dos links, você é encaminhado para a base de dados dos desenvolvedores do DriverMax e fica sabendo mais sobre cada uma dessas configurações.

Settings

O último segmento do DriverMax é o “Settings”, pelo qual você é capaz de configurar a sua conta – aquela criada no início deste tutorial. Nesta área, encontram-se os links para as páginas do site do programa que possibilitam a redefinição de senha, complementação do perfil e troca de imagem de exibição.

Ampliar

É também nessa tela que você pode definir se o aplicativo deve procurar por atualizações dos drivers automaticamente todos os dias, semanalmente ou mensalmente. Além disso, você consegue determinar se o DriverMax deve ser executado junto com a inicialização do sistema operacional, exibir balões com avisos de atualizações disponíveis, entre outras preferências.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.