D-Wave lança primeiro computador quântico

1 min de leitura
Imagem de: D-Wave lança primeiro computador quântico

D-Wave One.Fonte da Imagem: reprodução/site oficial da D-Wave

“A D-Wave oferece o primeiro sistema comercial de computação quântica do mercado”, afirma o site da D-Wave Systems, empresa norte-americana com esforços em computação quântica — tecnologia em desenvolvimento que executa operações específicas e extremamente complicadas para os processadores atuais.

A D-Wave é uma empresa que investe no ramo da computação quântica e agora anuncia o D-Wave One. De acordo com o site de divulgação, “o processador é um diagrama físico onde os nós são dispositivos chamados qubits e as arestas são dispositivos chamados couplers. Ambos podem ser programados para codificar problemas de maneira direta”.

Em outras palavras, “qubit” é a designação de quantum bit, a unidade básica do D-Wave One. Ao contrário do sistema convencional de bit que altera os dígitos 0 e 1, o qubit pode ser 0, 1 ou uma superposição de ambos. Resumidamente, o processador é uma representação física das Cadeias de Markov. Logo, é uma máquina focada na resolução de problemas de inteligência artificial.

O D-Wave também é aplicado em novas maneiras de validação de sistemas complexos, desde a segurança de uma rede governamental até “o pedal de freio do seu carro”, como afirma o site. D-Wave One é também uma ferramenta para matemáticos que lidam com os mais difíceis problemas.

Essa nova máquina, por enquanto, só pode ser utilizada em conjunto com computadores convencionais. De acordo com blogs internacionais, o preço é de US$ 10 milhões. Não se trata de uma máquina perfeita, muito pelo contrário, mas certamente a D-Wave One é o começo do caminho para a evolução do assunto.

Não deixe de conferir

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.