Brincadeiras com realidade aumentada para animar o seu dia

7 min de leitura
Imagem de: Brincadeiras com realidade aumentada para animar o seu dia

“Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”. A frase é do cineasta brasileiro Glauber Rocha e se consagrou como um dos símbolos de que, mesmo com poucos recursos financeiros ou técnicos, é possível realizar um bom filme.

No mundo tecnológico, a ideia permanece, mas em vez de apenas um filme, com uma webcam em mãos é possível se divertir de diversas maneiras que você nunca imaginou que poderiam se tornar realidade. Aliás, muito mais do que realidade: uma realidade aumentada.

Quebrando os limites físicos entre o virtual e o real, a realidade aumentada é o resultado obtido por meio de softwares que têm, como principal característica, a possibilidade de acrescentar itens às imagens que você vê. Assim, uma parede em branco pode se tornar, ao menos na tela do computador, uma verdadeira obra de arte.

O número de aplicativos do gênero têm crescido. Entre aplicativos úteis e inúteis, a grande quantidade de produtos do referentes a essa tecnologia aponta para uma tendência que deve ganhar ainda mais destaque nos próximos anos. Além de impressionar, o resultado final pode agregar valor a um produto e, principalmente, tornar a vida dos usuários muito mais divertida.

O Baixaki e o Tecmundo prepararam uma seleção com diversos aplicativos para iPhone, Nintendo 3DS e PC que capazes de mudar, literalmente, a maneira como você vê o mundo à sua volta. Vale lembrar que para utilizar a maioria deles será preciso contar com uma webcam e uma impressora.

Arte a partir de sua voz

Já imaginou criar esculturas virtuais utilizando apenas a sua voz? Essa é justamente a proposta do aplicativo Konstruct, disponível para iPhone, iPod Touch e iPad 2. O app reconhece os sinais de áudio emitidos pelo usuário e os transforma em imagens abstratas.

Para entrar na brincadeira, é preciso imprimir uma página de referência, disponível no próprio site do desenvolvedor. Apontando a câmera para ela, o software reconhece um marcador estático e permite criar imagens virtuais sobre o espaço.

Infelizmente, não há como ter controle absoluto sobre a sua criação, já que a abstração é a proposta. No entanto, a utilização simples e a geração de imagens a partir de comandos de voz demonstra o grande potencial da tecnologia.

Michael Jordan virtual

Um dos aplicativos mais divertidos disponíveis para iPhone em se tratando de realidade aumentada é o AR Basketball. O game também utiliza a mesma metodologia de execução para criar um espaço de realidade aumentada. Basta imprimir uma imagem específica e apontar a câmera para ela.

Na tela, surgirá uma tabela de basquete. Arrastando o dedo sobre uma bola virtual, é possível testar a sua precisão fazendo cestas virtuais. O funcionamento é simples e o resultado final, entre os aplicativos que analisamos, está entre os mais divertidos.

A mesma desenvolvedora possui um outro jogo na linha esportiva, chamado AR Soccer. Ambos estão disponíveis apenas na App Store americana. Se você ainda não possui uma conta de usuário por lá, pode conferir aqui como criar uma.

Conheça os seus móveis do futuro

Olhar um sofá ou uma cama na vitrine e apenas imaginar como eles ficariam instalados em sua residência é coisa do passado. Você pode ir além dos projetos conceituais e, de fato, criar uma foto com um móvel novo dentro de sua residência.

O responsável pela façanha é o aplicativo SnapShop. Com ele o usuário seleciona um entre centenas de itens disponíveis em uma loja virtual de móveis. Ao escolher a mobília, basta aplicá-la sobre a imagem capturada pela câmera do iPhone.

Com um pouco de paciência é possível montar cenários com mobílias completamente diferentes, sem precisar sair de casa. Para os usuários norte-americanos há ainda uma outra vantagem: caso eles gostem do móvel, é possível comprá-lo online imediatamente.

Se o seu sonho de consumo é um aparelho de TV, a Panasonic disponibilizou também um aplicativo de realidade aumentada para promover seus produtos da linha VIERA: o Panasonic VIERA AR Setup Simulator.

Com ele é possível escolher qualquer um dos modelos da linha e, da mesma forma, aplicar a imagem do produto no seu ambiente. Está em dúvida se aquela TV de 52 polegadas cabe na sua estante? O aplicativo se encarrega de fazer os cálculos e mostrar como seria a sua sala com ela.

Arte por toda parte

Se para móveis e eletrônicos é preciso levar em consideração não apenas os aspectos visuais, mas também o tamanho de cada um deles, a mesma regra não se aplica às decorações, em especial aos quadros. Você pode até imprimir um desenho e colocá-lo na parede para imaginar como seria se ali estivesse um quadro, mas que tal fazer isso sem gastar nada?

A loja virtual Submarino, uma das maiores do país, conta com um espaço em seu site para comercialização de obras de arte. Um dos diferenciais da “Galeria Motor” é a possibilidade que o usuário tem de conferir na prática como ficariam algumas das obras vendidas no site se estivessem penduradas em sua parede.

Basta imprimir uma imagem de marcação e colar no lugar desejado. Em seguida, aponte a webcam para ela e selecione a imagem que deseja exibir. O resultado pode ser melhor percebido caso você tenha uma webcam externa ou um tablet com Android, no caso do iPad 2 o Flash não é suportado, uma vez que em notebooks e netbooks a câmera frontal torna o processo desajeitado.

Um circuito no tapete da sala

O uso criativo da realidade aumentada é uma característica marcante entre os primeiros softwares do gênero. A Red Bull, entretanto, foi além e conseguiu unir um divertido game com uma maneira curiosa de promover os seus energéticos.

No app Red Bull Augmented Racing, disponível para iPhone, uma das possibilidades que o usuário tem é a de criar os próprios circuitos em um jogo de corrida. O diferencial fica por conta da maneira como eles são criados.

Basta colocar no chão da sua casa pelo menos três latas do energético, de forma que a disposição delas forme o traçado de um circuito. Em seguida, sincronize todas elas, utilizando a câmera para fotografar a parte superior das bebidas. O traçado é repassado para o game e você pode correr na pista virtual que acabou de criar.

Jogos, desenhos e brincadeiras

Que tal um aplicativo que não permita apenas uma possibilidade, mas muitas delas? Esse é o maior diferencial do Augmented Reality Showcase. O app para iPhone disponibiliza uma verdadeiro pacote de atrações, a partir das múltiplas imagens que você deve imprimir no site do desenvolvedor.

Com o software é possível controlar desde os movimentos de um alienígena verde até girar e modificar as cores de um tênis. Em outro marcador, é possível se divertir com um game em que o objetivo é derrotar múmias, utilizando o posicionamento do aparelho como mira.

Por fim, o Augmented Reality Showcase permite ainda fazer desenhos multicoloridos à mão livre. O resultado de suas obras pode ser salvo como fotografia e, ao retornar ao game, o andamento de sua produção é salvo automaticamente.

Nintendo 3DS

A mais nova versão do portátil da Nintendo utiliza o formato 3D como um dos diferenciais para os seus jogos. E, como não poderia ser diferente, os aplicativos de realidade aumentada também estão entre as opções disponíveis para os usuários.

Games de pescaria, arco e flecha e bilhar são algumas das atrações. Além disso, você pode tirar fotos suas e dos seus amigos e modificá-las, incluindo o rosto de personagens da Nintendo ou mesmo de seu Mii (avatar utilizado no Nintendo Wii).

Você é um Transformer

Os fãs do filme “Transformers” têm, graças à realidade aumentada, a oportunidade de se tornarem robôs, ao menos no mundo virtual. O aplicativo We Are Autobots se encarrega de colocar no seu rosto a máscara de um dos robôs do filme.

Ao mostrar a imagem do seu rosto à webcam, automaticamente ela será substituída por uma máscara de um autobot, por meio de um sistema de reconhecimento facial. Como complemento, é possível modificar o tom de voz e salvar o resultado final em áudio e vídeo. É importante lembrar que, para que o aplicativo funcione, é preciso estar com a webcam e o microfone ativos.

Inúmeras possibilidades

Além dos aplicativos mais simples e divertidos, há ainda uma série de ferramentas úteis e com resultados surpreendentes que se utilizam da realidade aumentada. O Smart AR, da Sony, é um bom exemplo de como demonstrar a realidade aumentada de maneira inteligente.

Tetris com auxílio do Kinect, óculos especiais para utilização das forças armadas, informações complementares para os passageiros em aeroportos e simulação de condições climáticas são outras possibilidades latentes da nova tecnologia.

Por se tratar de uma técnica que ainda está em fase inicial de desenvolvimento, é de se esperar que, nos próximos anos, com o aperfeiçoamento da velocidade de processamento dos smartphones e demais aparelhos portáteis, muitas ferramentas eficientes surjam para os usuários.

Enquanto isso, vale a pena se divertir com o número cada vez maior de possibilidades que a tecnologia oferece. Afinal, mudar o mundo à sua volta, ao menos virtualmente, já é realidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.