Tecnologia pode rastrear pessoas e identificar comportamentos por meio de reconhecimento facial

1 min de leitura
Imagem de: Tecnologia pode rastrear pessoas e identificar comportamentos por meio de reconhecimento facial

(Fonte da imagem: Photon-X)

A United States Air Force (Força Aérea Norte-Americana), por intermédio da empresa de tecnologia Photon-X, está desenvolvendo um sistema que pode identificar o comportamento das pessoas a longas distâncias.

O dispositivo, batizado de Behaviometrics Analysis System, combina sensores espaciais e luzes infravermelhas para criar uma “assinatura biológica” de cada indivíduo. O mapeamento do rosto gera uma imagem tridimensional que determina as características faciais e movimentos musculares únicos em cada pessoa (confira a imagem acima).

Assim, um equipamento que faça a leitura desses aspectos e esteja ligado ao banco de dados da tecnologia poderia identificar qualquer indivíduo e seu comportamento a uma determinada distância, a qual não foi informada. "O trabalho proposto irá ajudar a identificar movimentos suspeitos usando sensores remotos, a partir de distâncias que antes eram impossíveis", reportou a Toyon Research Corporation, empresa que também está envolvida no desenvolvimento da “bioassinatura”.

"Essa informação pode ajudar os analistas de inteligência a associar pessoas específicas a eventos e locais, e aprender sobre as operações insurgentes", complementa o relatório. A US Air Force pretende aplicar a tecnologia em sistemas de focalização, os quais poderiam indicar veículos inimigos. O dispositivo ainda ajudaria robôs a identificar e desviar de objetos dentro de um ambiente fechado.

O órgão de defesa norte-americano ainda prevê a utilização desse mecanismo em bancos, aeroportos, escolas, parques de diversão e empresas privadas de segurança, permitindo que as organizações monitorem atitudes suspeitas das pessoas que circulam nesses ambientes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.