Por que às vezes meu download trava em 99 ou 100%?

2 min de leitura
Imagem de: Por que às vezes meu download trava em 99 ou 100%?

Ah não, travou de novo!

Uma das coisas mais desagradáveis para os usuários que navegam pela internet é quando um download trava no final da transferência, principalmente quando o arquivo que está sendo baixado é grande. Infelizmente, é grande o número de pessoas que se deparam com problemas assim.

Em alguns casos, o download mostra que 100% do arquivo já foi transferido, mas a conclusão nunca acontece para que o usuário tenha acesso e possa executar o documento. Afinal de contas, quais as razões para que o navegador ou o gerenciador de downloads simplesmente interrompa a transferência?

O usuário Eduardo Garroux nos fez a mesma pergunta e, como este é um problema bastante comum, o Tecmundo resolveu investigar um pouco e levantar algumas  das causas que podem fazer com que o seu download trave nos últimos 10% de transferência. Ficou curioso? Então não deixe de conferir os tópicos abaixo.

Antivírus

Muitas vezes, quando o download já está em 100% mas não aparece como concluído é porque o programa antivírus presente na máquina está fazendo a verificação do arquivo baixado. Esse processo é padrão na maioria dos aplicativos de segurança do gênero.

Download que não termina nunca!

O que acontece é que muitas vezes o antivírus não consegue terminar a verificação completa do documento, fazendo com que o navegador não marque o processo como completo e mantenha o arquivo bloqueado. Uma forma de liberar o acesso é encerrar as atividades do aplicativo de proteção por alguns minutos.

Os plugins de segurança também podem interferir no processo de transferência. Muitas vezes o excesso de mecanismos de proteção pode ser prejudicial ao processo de download. Cuidado para não exagerar nos cuidados e acabar atrapalhando a hora de baixar arquivos na internet.

Torrent

Quando você está baixando algum arquivo por torrent, esse tipo de problema é mais comum, uma vez que cada parte do documento que está sendo transferido provém de um servidor diferente. Assim, basta que um servidor não esteja funcionando corretamente para que o download seja prejudicado.

Pode levar algum tempo até que o problema seja corrigido e outro servidor assuma o lugar daquele com defeito. O que você pode fazer é reiniciar o cliente torrent que está utilizando, para que ele procure em outro servidor a parte que falta para o download ser finalizado, ou localizar outro arquivo para baixar.

Servidor

Assim como ocorrem problemas no download, também pode acontecer falhas no envio dos arquivos para o servidor. Dessa forma, quando você está baixando algo da internet e o processo de transferência não é finalizado, pode ser que a causa esteja no arquivo em si, o qual foi corrompido durante o envio.

Não!

Outra causa muito frequente de problemas na hora de realizar o download de algum arquivo é a conexão entre usuário e servidor. Ruídos na linha, grande quantidade de acesso e manutenção podem fazer com que a “ligação” feita para que o documento desejado fosse transferido seja interrompida ou fique muito fraca.

Com isso, o navegador reconhece que o download não foi finalizado, mas o servidor não está mais enviando dados para o usuário. Parar e continuar o download depois de alguns segundos pode fazer com que a conexão seja reestabelecida e a transferência seja completada. Porém, isso não garante a integridade do arquivo. O melhor a fazer é cancelar o download e começar outro.

.....

Existem outros motivos para que os downloads travem nos últimos minutos de transferência. Problemas internos de servidor e bugs em aplicativos (navegadores ou gerenciadores) estão entre as principais causas. Esperamos ter respondido à pergunta do Eduardo Garroux e de muitos outros usuário que acessam o Tecmundo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.